Figo, abacate, caqui, e graviola: Nutróloga comenta sobre os benefícios das frutas do outono
A Dra. Fernanda Cortez, também ortomolecular, foi a profissional responsável por conversar com a Bons Fluidos sobre o assunto; confira
A Dra. Fernanda Cortez, também ortomolecular, foi a profissional responsável por conversar com a Bons Fluidos sobre o assunto; confira
É no dia 20 de março que daremos as boas-vindas ao outono. O abacate, a caqui, o figo e a graviola são algumas das frutas típicas desta estação do ano. Mas quais os benefícios de cada uma para o nosso organismo?
A Dra. Fernanda Cortez, Nutróloga e Ortomolecular Especialização em Harvard Medical School, foi a responsável por conversar com a revista Bons Fluidos sobre o assunto e apontou parte das propriedades positivas das frutas em questão.
+ VEJA: Plante babosa! Aprenda forma simples de cultivar Aloe Vera em casa
O abacate, contém cálcio, ferro, fósforo, além de todas as vitaminas do complexo B. Possui vitamina A e também tem é rico em vitamina E e vitamina C que são vitaminas que apresentam uma ação antioxidante bem potente.
A fruta também reduz o nível de colesterol ruim e aumenta colesterol bom, por isso é um ótimo protetor cardíaco. Também ajuda a diminuir o cortisol, o hormônio do stress, então ajuda a melhorar a ansiedade, melhora muito a qualidade do sono, além de ser rico em fibras, contribuindo para o funcionamento do intestino.
+ VEJA: Suco verde ideal para o desjejum! Nutricionista ensina como prepará-lo; confira
O caqui é uma excelente fonte de vitamina A, fibras, vitamina C, tem minerais como fósforo magnésio, manganês, zinco, também agindo no funcionamento do intestino.
Estimula a imunidade, combate o stress oxidativo e diminui os radicais livres. Também possui uma ação antioxidante bem potente e pode colaborar na melhora da artrite. Se você está procurando uma fruta com efeito ‘detox’, o caqui pode ser uma ótima fonte, já que possui um efeito diurético.
O figo é rico em antioxidante e fibras, portanto, pode ser um ótimo laxante natural para o corpo. Possui vitamina A, vitamina B, vitamina K, potássio, ferro, fósforo, magnésio. Também protege o coração, diminui o LDL que é o colesterol ruim, mantém a pele jovem, porque ele tem um alto teor de vitaminas. O figo contém propriedades rejuvenescedoras e também contém vitamina B e C, além do combate à diabetes.
+ VEJA: Pipoca engorda ou emagrece? Nutricionista esclarece e ensina receita de pipoca sem gordura
A graviola é uma fruta que pode colaborar a diminuir a insônia, além de melhorar bastante o sistema imune porque ela é rica em vitamina C. Ajuda a diminuir pressão e possui uma ação diurética. A fruta também pode ajudar a regular os níveis de açúcar.
A fruta também melhora condições de artrite e artrose, é rica em fibras, manganês, potássio, magnésio e as vitaminas do complexo B como B1, B2 e B6.
Essas frutas não possuem uma contra indicação, o ideal é sempre se atentar a dose. A recomendação é ingerir ao menos uma dessas frutas, até três doses de frutas por dia. Uma das recomendações de consumo é fazer um suco como, por exemplo, um suco de graviola, com a fruta (pode ser em polpa), água e se quiser algumas colheres de açúcar.
O ideal do consumo é nunca cometer excessos, essas frutas ingeridas com equilíbrio e parcimônia, só trarão benefícios ao organismo.
Dra. Fernanda Cortez – Nutróloga e Ortomolecular Especialização em Harvard Medical School – Sócia e Co-Fundadora da Clínica Sève, Dra. Fernanda Cortez é formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina; Internship em Endocrinologia e Diabetes pelo Joslin Diabetes Center, da Harvard Medical School, em Boston – Estados Unidos; pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); e pós-graduanda em Nutriendocrinologia Funcional pelo Dr. Lair Ribeiro, além de ter realizado diversos cursos em emagrecimento, hipertrofia muscular, ortomolecular, hormonioterapia, metabologia e aplicações de enzima para gordura localizada. Participou do ESPEN 2019 (European Society for Clinical Nutrition and Metabolism), na Cracóvia – Polônia e hoje é proprietária da Clínica Sève (@seveclinica), focada em emagrecimento, ortomolecular, hipertrofia, tricologia e nutrição.