bem-estar   / Vilão ou mocinha?

Pipoca engorda ou emagrece? Nutricionista esclarece e ensina receita de pipoca sem gordura

Saiba se pipoca é uma opção de petisco saudável ou deve ser evitada

Bons Fluidos Publicado quinta 11 março, 2021

Saiba se pipoca é uma opção de petisco saudável ou deve ser evitada
Conheça os benefícios e malefícios no consumo de pipoca - Pexels

É quase unânime: todo mundo ama comer pipoca enquanto assiste um bom filme, no entanto, embora este hábito agrade tantas pessoas, ele ainda é motivo de controvérsias e dúvidas especialmente para aquelas mais preocupadas com a alimentação.

É comum que muitas pessoas normalizem aquele balde gigante de pipoca de cinema e o considerem um snack saudável, já que ele passa uma sensação passageira de saciedade e esteja associada a um lanche leve, no entanto, vale ficar atento a um aspecto importante: o modo de preparo. 

+ VEJA TAMBÉM: Snack doce mais fácil do mundo: aprenda a fazer pipoca caramelizada em 5 minutos

A pipoca é vilão ou mocinho? 

A pipoca pode ser boa ou ruim para a saúde de uma pessoa, dependendo de como é feita. Por si só, sem adição de açúcar ou sal, a pipoca é um lanche nutritivo e saudável. Ela é feita a partir de grãos ricos em fibras, contém proteína, contém vitaminas e minerais, baixo teor de gordura e açúcar e não contém colesterol. 

Em um vídeo gravado para seu canal no youtube, a nutricionista Patrícia Leite falou sobre a pipoca e como o modo de preparo dela pode influenciar, e muito, no seu valor nutricional e consequentemente no quanto ela pode não ser saudável para nosso organismo. Ela destacou que "Tem duas coisas que são bem complicadas: o primeiro é a forma como você vai fazer a pipoca e o que você vai colocar para acrescentar sabor". 

Ela orientou que é importante evitar utilizar muito sal, temperos prontos e manteiga, no caso da pipoca salgada, ou então, açúcar, achocolatado e outros doces para preparar a pipoca doce. Como substituição a esses ingredientes, Patrícia sugeriu temperos desidratados como orégano e lemon peper ou canela para obter um sabor mais adocicado na pipoca. 

+ VEJA TAMBÉM: Seja na panela ou micro-ondas, veja como preparar uma pipoca diferente feita a partir do sagu

A nutricionista contou que a pipoca feita com óleo na panela tem uma quantidade considerável de gorduras trans e completou dizendo que as pipocas de micro-ondas e de cinema são ainda mais gordurosas e cheias de sódio: "Se tem algo que você deve evitar consumir mesmo são as pipocas de cinema. A quantidade de gorduras e calorias que ela tem, além disso ela tem uma quantidade considerável de sódio". 

Receita saudável de pipoca

Patricia ensinou uma receita de pipoca que não leva óleo e portanto é a opção mais saudável de pipoca para preparar em casa:

Em um recipiente para micro-ondas, coloque quatro colheres de sopa de água, quatro colheres de sopa de milho e uma colher de chá de sal. Tampe o recipiente com papel filme e faça furinhos no plástico. Deixe três minutos no micro-ondas. 

Último acesso: 17 Jan 2022 - 20:01:31 (1044531).