Publicidade

Kobra inaugura mural na sede da ONU e diz que a arte é uma ferramenta de transformação

Ao inaugurar mural na fachada da sede da ONU, em Nova York, o artista brasileiro Eduardo Kobra explica que o objetivo é fazer uma reflexão sobre o futuro ideal

Kobra inaugura mural na sede da ONU e diz que a arte é ferramenta de transformação
Kobra inaugura mural na sede da ONU e diz que a arte é ferramenta de transformação – Foto: Ben Lau/Reprodução do G1

Recentemente, o artista brasileiro Eduardo Kobra expôs sua arte na fachada da sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. Kobra inaugurou um painel de 336 metros quadrados de cores verde e amarela, simbolizando o Brasil. A arte mostra um pai e um filho segurando o planeta Terra, localizado no centro dela, cheio de árvores. Segundo ele, o objetivo é exibir a responsabilidade dos seres humanos acerca do futuro do mundo.

Publicidade

Eduardo Kobra expõe sua arte em frente à sede da ONU

Em entrevista concedida ao Fantástico, da TV Globo, ele explicou: “Para mim os muros são portais onde eu gosto de passar mensagens. O principal objetivo é utilizar murais para conscientizar sobre temas que eu me envolvo, e acredito. Acredito na arte como ferramenta de transformação”.

É a primeira vez que um artista brasileiro tem a autorização para pintar a fachada em frente à ONU. O desafio do mural é grande, mas o artista representa, em cada traço que faz, como imagina o futuro em relação ao cuidado com o planeta. “Para mim é um privilégio muito grande expor meu trabalho nesse lugar que é uma convergência de ideias”.

Segundo a reportagem, Kobra teve aproximadamente 1 semana para entregar seu trabalho, já que foi o tempo em que saiu a autorização da viagem. A dificuldade é ainda maior: ele precisou da aprovação de todos os países que englobam a ONU para expor sua arte de conscientização.

“Você imagina o quão complexo é fazer algo que seja relativamente compatível e aceito com diferentes culturas, países e tradições. A gente tá em um mundo complexo”, completou Kobra.

Publicidade