Publicidade

Alimentos sazonais: quais são as frutas e verduras do Outono?

Descubra quais são os benefícios de comprar e consumir produtos que são de determinada época do ano; nutricionista explica

frutas-e-verduras-do-outono
Veja quais os benefícios de consumir frutas e verduras do outono – Vladislav Nosick / Getty Images Pro

Com a chegada do outono, a natureza transforma-se em um espetáculo de cores e sabores, marcado pela transição das estações e pela abundância de frutas e legumes característicos desta época do ano. O outono traz consigo uma variedade de alimentos que se destacam não apenas pela sua diversidade, mas também pela sua riqueza nutricional e pela sua importância na culinária e na cultura de diferentes regiões ao redor do mundo.

Publicidade

Neste contexto, explorar a relação entre a chegada da época do ano mais geladinha e os produtos que ela nos oferece revela não apenas a harmonia entre o ciclo da natureza e a nossa alimentação, mas também nos convida a apreciar e celebrar os tesouros que a terra nos proporciona a cada nova temporada. Sendo assim, convidamos a nutricionista Carolina Pimentel, para te explicar como aproveitar melhor as frutas e verduras desta estação.

Frutas e verduras típicas do outono no Brasil

Primeiramente, vale lembrar que o Brasil tem suas especificidades dependendo de cada estado, mas, nesta matéria, consideraremos os alimentos mais conhecidos. Frutas como goiaba, uva, figo, quiuí e o abacate possuem cores diferentes, portanto, compostos antioxidantes, segundo a profissional: “Eles são responsáveis por combater os radicais livres, o estresse oxidativo e a base da inflamação, por exemplo. Então, quanto mais antioxidante por meio desses alimentos consumirmos, mais defesa e proteção pras nossas células do sistema imune teremos”.

Ora-pro-nobis, repolho, cebolinha e almeirão são exemplos bons de verduras. A justificativa? “Elas são verduras ricas em fontes de fibra, componente que mais está em falta na nossa alimentação”, relata.

Por que consumir alimentos da estação é uma atitude sustentável?

De acordo com a nutricionista, consumir alimentos da estação vai além do preço menor, já que são muito mais saudáveis. “Possuem melhor valor nutricional, pela própria condição de produção adequada e são mais sustentáveis. E, um dos fatores principais da variedade da dieta, além de uma das bases da alimentação saudável, é justamente a variedade”, conclui. Ou seja, você só tem a ganhar, mais saborosos, mais nutritivos e mais baratos.

Publicidade