Não coloque estes 8 materiais no micro-ondas de jeito nenhum; saiba quais riscos você pode estar correndo

Alguns materiais quando aquecidos no micro-ondas oferecem riscos de incêndio a até liberam substâncias cancerígenas na comida

Bons Fluidos Publicado segunda 3 agosto, 2020

Alguns materiais quando aquecidos no micro-ondas oferecem riscos de incêndio a até liberam substâncias cancerígenas na comida
Veja quais materiais não podem ser colocados no micro-ondas de jeito nenhum - Pexels/ Lisa Fotios

Por mais que pareça óbvio para pessoas que já têm o hábito de utilizar o micro-ondas, ainda tem muita gente que desconhece os riscos que alguns materiais podem oferecer quando são colocados dentro do aparelho e acabam aprendendo na prática quais materiais não combinam com o eletrodoméstico. 

+ VEJA TAMBÉM: Esquentar alimentos no micro-ondas faz mal à saúde? Você pode se surpreender com a resposta

Veja abaixo uma lista de materiais que oferecem riscos à saúde e podem causar incêndios e explosões se forem colocados dentro do micro-ondas:

Alguns Plásticos

Determinados tipos de plásticos podem ser altamente tóxicos para o nosso corpo. Quando aquecidos, eles liberam na comida substâncias cancerígenas como dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

Isopor

Quando aquecido, o poliestireno, matéria-prima do isopor, libera substâncias tóxicas ao nosso organismo como o estireno e o obesogênico. Além da toxidade, este material não costuma resistir a altas temperaturas e tende a derreter se colocado no micro-ondas. 

Alumínio

Embora o alumínio não libere substâncias tóxicas na comida, este metal pode causar incêndios e explosões quando levado ao micro-ondas devido ao fato de ele ser um condutor de eletricidade.

Acrílico

Este material faz parte do grupo dos plásticos e também oferece riscos à saúde quando aquecido no micro-ondas por conta das substâncias que ele libera na comida. 

Embalagens de papel

As chances de causar um incêndio colocando papel no micro-ondas são altar, por isso, eles não podem ir de jeito nenhum no eletrodoméstico. 

Potes de conserva

Os vidros comuns em potes de conserva costumam ser mais frágeis do que os refratários de vidro e podem estilhaçar quando aquecidos. Antes de leva-lo ao micro-ondas, vale verificar se o vidro que você é resistente. 

Papel-filme

Alguns plásticos-filme, ou PVC, como também é conhecido, não são apropriados para aquecer no microondas, por isso, é importante verificar na embalagem se existe um selo da ANVISA permitindo o uso dele no aparelho.
 

Último acesso: 21 Oct 2020 - 16:41:05 (1043175).