O frio chegou! Confira 3 dicas de como cuidar e manter suas plantas saudáveis durante o inverno

Controlar as regas, respeitar a perda de folhas e pulverizar as plantas são alguns dos conselhos; confira

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 3 agosto, 2020

Controlar as regas, respeitar a perda de folhas e pulverizar as plantas são alguns dos conselhos; confira
Confira 3 dicas de como cuidar e manter as plantas saudáveis durante o inverno - Freepik

No começo do mês de março, já podemos sentir uma significativa mudança climática com a chegada do outono. Entre os meses de junho e setembro, o clima frio toma conta, principalmente, nas regiões sul e sudeste do país.

Mas não é só o corpo humano que nota essa mudança de temperatura e umidade do ar, que no caso, fica mais seco durante o meio do ano. É neste período também que as plantas começam a ganhar tonalidades mais amareladas, perdem suas folhas e ressecam com mais facilidade. Fica o questionamento: existem alguns macetes para manter as plantas saudáveis e vivas durante ou após estes meses?

+ VEJA: Jardinagem: 3 opções de plantas fáceis de cultivar e que não morrem com facilidade; confira

A jardineira e amantes de plantas Carol Costa foi a responsável por compartilhar algumas dicas publicadas pelo portal Nossa, do UOL, respondendo a nossa pergunta. Confira:

COMO E QUANTO REGAR DURANTE O INVERNO

As regas durante o período de inverno devem ser sempre mais espaçadas, pois a água presente no solo demora mais a evaporar, principalmente quanto a temperatura está abaixo dos 20ºC.

Um boa dica é usar o que chamamos de "dedômetro": toque o substrato, ou seja, a terra, com a ponta dos dedos e apenas regue se seus dedos saírem limpos. Sabemos que existem plantas que necessitam de regas mais frequentes que outras, mas de uma maneira geral, essa dica pode te ajudar e muito a não exagerar na quantidade de água nos vasos durante o inverno.

AS PLANTAS TAMBÉM "HIBERNAM"

Assim como os ursos e os esquilos, algumas plantas também têm a capacidade de hibernar, e esse processo acontece especificamente durante o inverno, quando diminuem o metabolismo.

Sendo assim, enquanto "dormem", essas plantas eliminam tudo aquilo considerado descartável, como as folhas, flores e frutos, e mantém somente aquilo que é essencial.

São exemplos de plantas que passam por isso as caládios e alocásias, as zamioculcas e as tulipas. Na verdade, essas plantas presentam estruturas em suas raízes que permitem que elas continuem vivas durante o inverno. Conhecidos como bulbos, ou pequenas "batatinhas", essas estruturas armazenam os nutrientes e alimentam a planta neste período.

O que você deve fazer neste momento: apenas aguardar. Pesquise um pouco mais sobre a planta que tem em casa e sua estrutura. Persista com as regas (a partir da dica anterior) e você verá que, com a chegada do calor, sua planta irá "acordar".

AS PLANTAS TAMBÉM RESSECAM NO INVERNO

Assim como nossos cabelos, pele, calcanhares e lábios ressecam durante o inverno, o mesmo acontece com as plantas, principalmente com as que apresentam folhas muito largas e finas, que acabam se rasgando, se partindo, queimando ou amarelando com a baixa umidade.

A solução para as partes do corpo é a hidratação. O mesmo na jardinagem! Devemos aumentar, então, a umidade do ar, e não a do solo. Para isso, pulverize com um borrifador as folhas e o entorno da planta toda vez que sentir suas partes do corpo ressecando. Isso são sinais claros de que há falta umidade no ar.

Último acesso: 21 Oct 2020 - 15:25:57 (1043174).