Publicidade

Nutricionista lista seis especiarias e ervas que ajudam a perder peso

Além de ajudarem na perda de peso, profissional fala sobre o poder nutricional das ervas e especiarias e como consumi-las 

Nutricionista lista seis especiarias e ervas que ajudam a perder peso
Nutricionista lista seis especiarias e ervas que ajudam a perder peso – Foto de lilartsy no Pexels

As ervas e especiarias acrescentam cor, textura, sabor e aroma na culinária. Elas também são usadas há séculos por muitas culturas para fins medicinais, não à toa já serviram até como moeda de troca.  Algumas delas possuem o poder de ajudar a perder peso.

Publicidade

A nutricionista Juliana Vieira citou algumas ervas e especiarias que estimulam a queima de calorias e gordura e o poder nutricional delas. Confira!

Seis especiarias e ervas que ajudam a perder peso

Chá verde: estudos realizados com humanos mostram aumento do gasto energético de cerca de 4% e da oxidação lipídica com o consumo de chá verde, em função de seu efeito termogênico.

Ginseng: aumenta o gasto energético com a aceleração do metabolismo.

Dente-de-leão: auxilia na limpeza do trato digestivo e ajuda o intestino e o fígado a eliminar toxinas retidas, assim desintoxicando.

Publicidade

Canela: além de acelerar o metabolismo e manter o apetite controlado, contribuindo para a redução de peso, ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Pimenta-caiena: contém capsaicina, uma substância que aumenta o metabolismo e combate a obesidade.

Cúrcuma: possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Juliana diz que as especiarias podem ser acrescentadas em pães, bolos, tortas e biscoitos, doces e salgados para dar um toque especial. Ela afirma que é preciso associar o consumo com uma alimentação balanceada.

Publicidade

“As especiarias e ervas podem ser utilizadas no fim do preparo apenas para salpicar o sabor sobre um prato preparado. Costumo regular em minhas prescrições associar com a dieta em forma de chá, e à prática de atividade física, pode auxiliar na perda de peso. Além disso, a bebida é uma opção mais saudável que o café no consumo de cafeína por ter uma quantidade própria para o consumo diário”, disse a nutricionista.

A profissional afirmou que o chá não precisa ser feito na hora para ser consumido. “Ferver a água, preparar o chá e colocá-lo em uma garrafa térmica ou outro recipiente hermético bem fechado, para manter a temperatura e evitar que o líquido escorra na mochila ou na bolsa. Se você preferir beber o chá gelado, pode deixá-lo gelando no refrigerador”, finaliza.

Publicidade