Publicidade

Overnight Oats: receita de aveia amanhecida faz bem ao coração; veja benefícios

Ótima opção para incluir nas refeições, aveia amanhecida é rica em fibras e opção faz bem ao coração, intestino e até para a pele

Overnight Oats: receita de aveia amanhecida faz bem ao coração; veja benefícios
Overnight Oats: receita de aveia amanhecida faz bem ao coração; veja benefícios – Foto de Mike no Pexels

Você já ouviu falar na receita da aveia amanhecida ou overnight oats? Ela leva, basicamente, dois ingredientes: a aveia e um líquido (geralmente o leite). A mistura vai à geladeira por no mínimo 6 horas, mas leva esse nome porque pode ser feita de noite para ser consumida no dia seguinte.

Publicidade

“Se considerarmos somente a aveia, temos uma excelente fonte de fibras em um alimento que tem altas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Preparada sem açúcar, a receita pode ser sofisticada e é muito flexível, de forma que o preparo pode incluir frutas, que são ótimas opções para a saúde metabólica, o iogurte, que conta com probióticos, e outros cereais, grãos ou sementes, enriquecendo o valor nutrológico dessa refeição”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Receitas de aveia amanhecida comentadas pela médica nutróloga:

Receita Overnight Oats com whey e morangos

Ingredientes: 60 gramas de aveia, 30 gramas de whey protein, 100ml de leite desnatado e morangos picados a gosto.

Modo de preparo: misture o leite com o whey protein, de preferência no liquidificador, mixer ou com batedor de arames para não deixar grumos. Incorpore, sem triturar, a mistura com aveia em um pote e adicione os morangos. Deixar na geladeira por pelo menos 6 horas.

Benefícios: “O whey protein aumenta o valor proteico do preparo, o que ajuda também a promover maior saciedade. Os morangos são frutas com baixíssima densidade calórica, ou seja, apresentam baixa caloria a cada 100g, além de contar com antioxidantes como a antocianina, que neutraliza os radicais livres”, explica a Dra. Marcella.

Publicidade

Receita Overnight Oats probiótica

Ingredientes: 60 gramas de aveia, 160 gramas de iogurte natural desnatado e ameixa a gosto. Opcional: 20 gramas de chia.

Modo de preparo: misture com uma colher ou batedor de arame a aveia e o iogurte (se for usar, também incorpore a chia). Logo em seguida, adicione as ameixas picadas. Deixar na geladeira por pelo menos 6 horas.

Benefícios: “Por ser fermentado, o iogurte melhora o funcionamento do intestino e está presente com uma fruta também de baixa densidade calórica e a chia, outra boa fonte de fibra alimentar, em uma junção ótima para melhorar o trânsito intestinal”, conta a médica nutróloga.

Publicidade

Por fim, a Dra. Marcella lembra que muitas receitas podem incorporar ainda mais frutas ou a pasta de amendoim, mas é necessário ter cautela principalmente quanto a essa fonte de gordura.

“Para fazer a pasta de amendoim é necessário um único ingrediente: amendoim torrado e moído. Produtos que incluem açúcar e ingredientes não naturais não são a melhor opção. Também tome cuidado com as quantidades. Uma colher rasa de pasta de amendoim de 20g conta com mais de 120kcal, então esse é sim um alimento calórico que pode ser incluído no plano alimentar, mas sem exageros”, finaliza.

Publicidade