Publicidade

Pesquisa mostra que cães conseguem detectar ‘cheiro do estresse’

Em um estudo, pesquisadores descobriram que cachorros são capazes de detectar com uma precisão de 93,7% o ‘cheiro do estresse’

Pesquisa mostra que cães conseguem detectar 'cheiro do estresse'
Pesquisa mostra que cães conseguem detectar ‘cheiro do estresse’ – Freepik

Mais um estudo sobre os nossos bichinhos! Uma pesquisa feita pela Queen’s University, do Reino Unido, comprovou que os cachorros são capazes de sentir ‘cheiro de estresse’. A precisão é tanta que pode chegar até 93,7%! Eles conhecem reconhecer isso através do cheiro e do suor da respiração humana. As informações foram divulgadas pelo Correio Braziliense.

Publicidade

Antes do estudo, já se sabia que os cães têm um ótimo olfato e são fáceis de serem domesticados. Por isso, cientistas da universidade começaram a se questionar se eles também são capazes de captar sinais químicos dos atuais estados da mente de seus tutores.

Cheiro do estresse: cães são capazes de detectar!

Mas como eles pesquisaram isso? Os estudiosos utilizaram amostras de respiração e de suor de pessoas não fumantes que não haviam bebido recentemente. Mas coletaram em duas situações distintas: antes e após uma tarefa com ritmo acelerado, analisando a frequência cardíaca (FC) e a pressão arterial (PA).

“Esse estudo demonstra que os cães podem discriminar entre a respiração e o suor dos humanos antes e depois de uma tarefa indutora de estresse. Essa descoberta nos diz que uma resposta aguda e negativa ao estresse psicológico altera o perfil de odor de nossa respiração/suor, e que os cães são capazes de detectá-las”, foram o que escreveram, no artigo, os cientistas.

Isso porque 36 voluntários que relataram aumento de estresse devido à tarefa foram colocados perto de cachorros dentro de 3 a 4 horas depois da coleta da amostra: 4 cachorros de raças diferentes foram treinados para combinar odores. No teste, eles deviam encontrar a amostra de estresse da pessoa. Eles conseguiram detectar isso em 675 de 720 tentativas.

Publicidade

Com quase 94% de eficácia, os pesquisadores concluíram que os bichinhos são capazes de descobrir um odor diferente relacionado às mudanças mentais das pessoas – mais especificamente ao aumento do estresse.