Publicidade

Pesquisadores americanos desenvolvem tratamento que reverte a surdez

Viva a ciência! Profissionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram uma terapia que pode reverter a surdez; confira

Pesquisadores americanos desenvolvem tratamento que reverte a surdez – Foto de RODNAE Productions no Pexels

No Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, pesquisadores desenvolvem um tratamento inédito e inovador para reverter quadros de surdez. Os cientistas estão estudando um remédio que envolve uma terapia regenerativa, que possibilitará aos pacientes a chance de não precisar usar aparelhos auditivos ou implantes.

Publicidade

Pesquisadores americanos desenvolvem tratamento que reverte a surdez

Desenvolvido pela farmacêutica Frequency Therapeutics, esse novo tratamento poderá estimular o crescimento de células ciliadas dentro da cóclea, parte auditiva do ouvido interno. Essas células são consideradas receptores sensoriais do sistema auditivo e transferem a informação para o nervo, nos permitindo ouvir. Com o tempo ou quando somos expostos a muito barulho, elas morrem e não voltam a crescer.

+++ ”Feliz com a vida que construí”; Ana Paula Araújo faz reflexão ao completar 50 anos

Em um comunicado oficial divulgado pelo Instituto, a audição de pessoas em testes clínicos foi significavelmente melhorada com esse tratamento. Segundo os pesquisadores, mais resultados concretos estarão disponíveis no começo de 2023, quando mais 124 novas pessoas participarão de novos testes.

“Algumas dessas pessoas não conseguiam ouvir por 30 anos e, pela primeira vez, disseram que conseguiram entrar em um restaurante lotado e ouvir o que seus filhos estavam dizendo. É muito significativo para eles. Obviamente, mais testes precisam ser feitos, mas apenas o fato de você poder ajudar um pequeno grupo de pessoas é realmente impressionante para mim”, explica Robert Langer, professor do MIT.

Publicidade

+++ Afirmações positivas pela manhã, gratidão e coração aberto: ”Renove-se a cada amanhecer”