bem-estar   / Insônia nunca mais

Pijama nunca mais! Dormir nu faz bem para a saúde e até emagrece; veja 5 benefícios

Conheça os benefícios de dormir nu e entenda por que você precisa abrir mão do pijama já

Bons Fluidos Publicado terça 13 julho, 2021

Conheça os benefícios de dormir nu e entenda por que você precisa abrir mão do pijama já
Saiba porquê dormir nu faz bem para a saúde e bem-estar - Unsplash/ Maddi Bazzocco

Há dois tipos de pessoas: aquelas que não abrem mão do pijaminha confortável na hora de dormir e aqueles que preferem dormir como vieram ao mundo, ou seja, completamente nus; quem está certo?

Não existe certo ou errado quando se trata de dormir com ou sem roupa, o importante é se sentir confortável, no entanto, do ponto de vista da ciência, para uma melhor saúde, dormir com o corpo coberto apenas pelos lençóis é muito mais benéfico. 

Saiba porquê:

+++ Sono relaxante e alívio de cólicas: 6 motivos para você consumir chá de orégano

1. Melhora a saúde da pele

Dormir nu melhora a qualidade do sono, e quando se tem um sono regulado, a saúde do corpo em geral funciona muito melhor. Um pequeno estudo constatou que o sono insuficiente limita a capacidade da pele de se recuperar e cicatrizar feridas. Outro fator importante é que o uso de roupas durante o sono pode causar calor e as altas temperaturas do corpo pode piorar algumas condições dermatológicas.

2. Previne o ganho de peso

Essa você provavelmente não sabia! Um estudo acompanhou mais de 21.000 pessoas por três anos e encontrou uma possível ligação entre sono inadequado e ganho de peso. Indivíduos que supostamente dormiam menos de 5 horas por noite tinham maior probabilidade de ganhar peso. Outro estudo também constatou que manter o corpo mais frio à noite pode ajudar a aumentar sua capacidade de queimar calorias. 

3. Melhora a fertilidade dos homens

Um estudo recente com 656 homens sugeriu uma ligação entre o uso de roupas íntimas justas e a diminuição da contagem de espermatozoides. Ou seja, homens que relataram usar boxers apresentaram maior concentração de esperma e contagem total de espermatozoides do que aqueles que usaram roupas íntimas justas. Dormir nu é uma ótima maneira de manter os testículos frescos e em uma temperatura ideal para a saúde do esperma.

+++ Sonhos vívidos: aprenda 2 técnicas que estimulam o cérebro a 'produzir' sonhos realistas

4. Melhora a saúde íntima das mulheres

Não à toa o ginecologista já recomendava que mulheres dormissem sem calcinha! Dormir nu também é uma ótima maneira de aumentar a saúde vaginal e evitar infecções por fungos. Roupas íntimas apertadas ou suadas podem aumentar o risco de infecção vaginal por fungos, pois os fungos gostam de crescer em lugares quentes e úmidos.

5. Reduz a pressão arterial

Segundo especialistas, dormir sem roupas melhora os níveis de ocitocina, o chamado hormônio do amor. Com os níveis mais altos deste hormônio no organismo, a pressão arterial mantêm-se mais regulada e há uma melhora do sistema imunológico. 

 

Último acesso: 04 Dec 2021 - 01:43:02 (1045327).