bem-estar   / Mistérios do cérebro

Sonhos vívidos: aprenda 2 técnicas que estimulam o cérebro a 'produzir' sonhos realistas

Conheça duas técnicas que irão te ajudar a ter mais sonhos vívidos e lúcidos

Bons Fluidos Publicado segunda 31 maio, 2021

Conheça duas técnicas que irão te ajudar a ter mais sonhos vívidos e lúcidos
Veja o que diz a ciência sobre os sonhos vívidos e aprenda a "reproduzi-los" - Pexels

Passamos cerca de duas horas por noite sonhando, mas muitas vezes não nos lembramos que sonhamos. Mesmo quando sabemos que houve um sonho, não conseguimos nos recordar do enredo. No entanto, em alguns casos, temos a sensação de que o sonho fez parte de um acontecimento real e só nos damos conta de que se tratava de um sonho quando acordamos. 

Às vezes, acordamos nos lembrando com clareza de cada detalhe do sonho e, quando ele é bom, queremos voltar para continuar a viver os acontecimentos criados pelo nosso cérebro. Sonhos vívidos podem ser fantásticos e nos faz perguntar como o nosso cérebro pode ter evocado um cenário tão inusitado, no entanto, sonhos vívidos também podem ser perturbadores e em alguns casos interferir na qualidade do sono.

+ VEJA TAMBÉM: Filtro dos sonhos é muito mais do que um talismã contra pesadelos; conheça seus poderes místicos

O que nos faz ter sonhos tão vívidos e realistas?

Os sonhos costumam acontecer durante dois estágios do sono: o sono REM e o sono não-REM. Sendo que o sono REM é um estágio mais profundo e tende a durar mais tempo em relação aos outros estágios. Cientistas explicam que os sonhos experimentados durante o sono REM tendem a ser mais vívidos e costumamos nos lembrar com mais facilidade porque eles geralmente acontecem no início da manhã, quando estamos perto de acordar. 

Como estimular o cérebro para ter sonhos vívidos

1. Manter um diário de sonhos

Acredita-se que, quando você registra seus sonhos -- escrevendo-os assim que acorda e os lê com frequência -- acaba estimulando seu cérebro a desenvolver mais sonhos como aquele. Isso acontece porque você é forçado a lembrar o que acontece durante eles. Esta técnica ajuda a reconhecer sinais e aumentar a consciência de seus sonhos.

+ VEJA TAMBÉM: Sonhou com animais? Seu sonho pode ter um significado! Sensitiva aponta simbologias de 5 animais em sonhos

2. Indução Mnemônica de sonhos lúcidos (MILD)

A técnica envolve acordar após cinco horas de sono e desenvolver a intenção de lembrar que está sonhando antes de voltar a dormir, repetindo a frase: "Da próxima vez que estiver sonhando, Vou lembrar que estou sonhando" Você também se imagina em um sonho lúcido. A técnica MILD funciona com o que chamamos de 'memória prospectiva' - isto é, a capacidade de lembrar de fazer coisas no futuro. Ao repetir uma frase que você vai lembrar que está sonhando, forma uma intenção em sua mente de que você vai, de fato, lembrar que você está sonhando, levando a um sonho lúcido.

Último acesso: 05 Dec 2021 - 14:05:58 (1045059).