Publicidade

Por que tocar instrumentos possibilita tanto bem-estar? Confira

Tocar instrumento é um ótimo meio para reduzir o estresse e a ansiedade

Por que tocar instrumentos possibilita tanto bem-estar? Confira – Pexels / @Pixabay

Você sabe por que, quando tocamos algum instrumento musical, sentimos tanto bem-estar?

Publicidade

Aprender a tocar algum instrumento é o sonho de muitas pessoas. Desde os mais comuns, como violão, bateria e piano, até os menos usuais, como bangô, tamborim e chocalho. A música, no geral, já traz diversos benefícios para a nossa mente. Mas, quando se toca um instrumento, as vantagens são ainda maiores! Segundo pesquisas feitas pela revista científica Journal of Neuroscience, os cérebros de músicos apresentam conexões estruturais e funcionais mais fortes do que os cérebros das pessoas que não tocam nenhum instrumento.

Confira alguns dos principais benefícios!

Quando tocamos algum instrumento, precisamos nos atentar a diversos fatores: o som, as notas, o tempo… Todas essas atividades colocam o cérebro para trabalhar, mesmo sem percebermos! A concentração é outro fator importante treinado durante esse processo. Para quem tem problemas com memória, optar por tocar algum instrumento musical é excelente!

+++ Especialista dá dicas de como evitar a enxaqueca; além da genética, outros fatores podem ocasionar as dores

Publicidade

Além disso, essa prática exige muita coordenação motora: ao mesmo tempo em que temos que estar atentos à audição, é necessário também se observar os movimentos das mãos, além da leitura das notas.

Se você está passando por algum momento de estresse, tensão ou ansiedade, optar por aprender a tocar um instrumento musical é uma excelente forma de terapia alternativa que vai ajudar no relaxamento. A música consegue ativar as sensações positivas no nosso cérebro. Inclusive, a musicoterapia é o termo usado para designar uma propriedade terapêutica que ela possui: é muito usada por pessoas com autismo. Além de que, obviamente, a música é arte, então, quando expomos nossa arte, há um grande relaxamento e desestresse! 

Outro ponto positivo de tocar instrumentos é o aumento da nossa capacidade de interação social e de trabalhar em equipe. Muitos deles são tocados simultaneamente com outras pessoas, certo? Então, é necessário um aprendizado para se ter uma sincronia perfeita com outros músicos. Essa prática reflete, também, em outros setores da vida, já que conseguimos ter um maior poder de socialização. 

Publicidade

+++ Cuscuz branco de tapioca com coco feito na cuscuzeira! Simples, prático e delicioso! Confira a receita