bem-estar   / Jardinagem

Purifique seu espaço a partir dessas 5 plantas capazes de melhorar a qualidade do ar em ambientes pequenos

Através do processo de produção de oxigênio, essas espécies promovem uma melhora na qualidade de vida

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 18 agosto, 2020

Através do processo de produção de oxigênio, essas espécies promovem uma melhora na qualidade de vida
Melhore a qualidade do ar de sua casa a partir dessas 5 plantas capazes de purificar o ambiente - Foto de Huy Phan no Pexels

A maioria dos seres humanos, principalmente aqueles que vivem em regiões mais urbanizadas, já estão acostumados com a má qualidade do ar que respiram. As indústrias, os veículos como carros, motos e caminhões que rodam 24 horas por dia pelas ruas da cidade, e até mesmo a fumaça dos cigarros são alguns dos responsáveis por degradar a saúde dos nossos pulmões.

+ VEJA: Confira 5 objetos ou produtos inusitados que podem te ajudar -- e muito -- quando o assunto é jardinagem

Pensando nisso, o que poderia ser feito para amenizar essa situação? Existem algumas espécies de plantas capazes de purificar nosso ar, mesmo em ambientes pequenos, você sabia? Hoje, a Bons Fluidos irá apresentar para vocês 5 espécies diferentes capazes de limpar a atmosfera e produzir mais oxigênio. Confira:

JIBOIA

A Jiboia é uma planta extremamente fácil de ser cultivada, proveniente da região da Polinésia Francesa (Oceania), que se desenvolve no estilo trepadeira. Tem a capacidade de absorver os formaldeídos liberados por carpetes, tecidos sintéticos e madeira. Lembrando que a Jiboia pode ser tóxica para seus animais, ou seja, o ideal é que você posicione seu vaso em um local alto.

BABOSA ou ALOE VERA

Muito utilizada in natura ou em produtos de beleza, tanto para o cabelo como para a pele, a Babosa é conhecida por ser um cosmético e tanto! Porém, também tem seu charme e sua capacidade de purificar o ar. Com componentes calmantes, a Aloe vera, é, na verdade, um ótimo indicativo que demostra se o ambiente está poluído ou não. Quando a qualidade do ar está ruim, começam a surgir algumas manchas marrons nas folhas. Por isso, fique atento! Lembrando que, assim como a Jiboia, a Babosa também chega a ser tóxica para alguns animais.

ESPADA-DE-SÃO-JORGE

Se você acompanha as matérias da Bons Fluidos, deve ter percebido que somos grandes fãs da Espada-de-São-Jorge. E não é atoa. Além de seus poderes esotéricos, esta planta consegue absorver os formaldeídos, liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, assim como a Jiboia, eliminando assim as poeiras organismos poluentes. Dentre todas as plantas da lista, a Espada-de-São-Jorge é a que mais produz oxigênio, principalmente durante o período noturno.

+ VEJA: Espada-de-São-Jorge: saiba porquê você deve cultivar esta planta em sua casa

SAMAMBAIA

As Samambaias são plantas simples e charmosas que se reproduzem através de esporos, ou seja, não apresentam sementes ou flores. Espécie popular no Brasil, necessitam, além de cuidados básicos, de umidade e de luminosidade. Capazes de purificar o ar, as Samambaias ainda retiram as impurezas do local. Além disso, combatem substâncias no solo, como o mercúrio e arsênico.

Tamareira anã

Dentre todas as plantas citadas nesta lista, a Tamareira anã chega a ser a maior de todas, podendo atingir até quatro metros de altura. Se você mora em uma casa grande, pode posicioná-la dentro da sala de estar, por exemplo, no jardim ou até mesmo na entrada do imóvel. É capaz de filtrar a fumaça dos carros, por exemplo, impedindo que as substâncias tóxicas entrem na casa.

Último acesso: 03 Dec 2020 - 16:51:04 (1043259).