Publicidade

Quarentena: tartarugas são vistas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro; veja o registro do momento

Vídeo de águas cristalinas na Baía de Guanabara viralizou nas redes sociais e provocou reflexões sobre os efeitos do isolamento

Baía de Guanabara registrou momento raro durante a quarentena – Reprodução

Cada vez mais a natureza tem dado as caras após países de quase todo o globo adotarem o isolamento social como medida para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Publicidade

Após golfinhos aparecerem nos canais de Veneza, na Itália, e indianos conseguirem visualizar o Himalaia após 30 anos ‘escondido’ por conta da poluição, foi a vez do Rio de Janeiro registrar um fenômeno raro na Baia de Guanabara. 

Um vídeo que passou a circular na internet nesta semana, revelou tartarugas nadando no local que antes da quarentena era marcado pela poluição e praticamente não se via vida marinha nas águas por conta do lixo acumulado nos arredores. 

O homem que registrou a situação não teve sua identidade revelada,  mas foi possível ouvir ele fazer uma reflexão sobre a relação da natureza com o nosso isolamento: “A gente está reclamando desse isolamento, mas uma coisa é certa:  a natureza está agradecendo demais, […] ela está se refazendo, se recuperando“. 

Ainda não é possível afirmar se estes animais estão na Baia de Guanabara por conta da quarentena aplicada no Rio de Janeiro, mas é notória a constatação da diminuição do lixo na região provocada principalmente pela pausa na produção de resíduos poluentes das indústrias localizadas nos arredores da Baía. 

Publicidade

Um dos motivos para acreditar que o planeta está agradecendo o nosso isolamento foi a constatação da NASA que comparou fotos da China antes da quarentena e depois: satélites identificaram a diminuição de 25% de NO2, um gás poluente, entre janeiro e fevereiro.
 

Homeme registrou águas trasnparentes na Baía de Guanabara
Instagram