No verão, sabemos que os passeios para locais próximos à natureza, como praias e campos, costumam acontecer com mais frequência. Parceiros da diversão ou do descanso, os insetos, como mosquitos e pernilongos, parecem nos perseguir — na verdade, nós estamos em seu habitat. Pensando nisso, que tal preparar seu próprio repelente caseiro com óleos essenciais?
Para o portal Ecoa, do UOL, a bióloga, terapeuta e alquimista Vanessa Borges Miguel explicou que os repelentes comuns encontrados em supermercados e farmácias, contém componentes tóxicos tanto para a pele, principalmente de crianças, quanto para o meio ambiente.
+++ Quais cuidados tomar com as suas plantas diante das chuvas de verão? Dicas simples podem te ajudar
Por isso, a indicação é preparar em casa um repelente sustentável com óleos essenciais. Para a ‘receita’ que iremos apresentar para vocês abaixo, será necessário a tintura de citronela. Para prepará-la, basta colocar uma certa quantidade de citronela fresca numa mistura de 50% água e 50% álcool por 15 dias. Passado o tempo, coe e utilize.
Repelente caseiro e sustentável feito com óleos essenciais
Para isso, você irá precisar de:
- 70 ml de tintura de citronela
- 30 ml de óleo de andiroba
- 4 gotas de óleo vegetal de neem
- 5 gotas de óleo essencial de cravo
- 6 gotas de óleo essencial de lavanda
+++ Tricologista ensina a preparar reposição de óleos PODEROSA para as cacheadas e crespas de plantão
Como preparar:
O ideal é você separar um borrifador antes de preparar o repelente. Ter um recipiente com spray para aplicar com mais facilidade o produto, sem desperdício e sempre que necessário, é uma boa ideia! Por isso, coloque no próprio frasco do borrifador todos os ingredientes citados acima. Feche e misture bem, chacoalhando. Pronto, você já pode utilizar seu repelente caseiro. O produto tem validade de seis meses.
Função dos ingredientes:
O portal Ecoa, do UOL, ainda aponta cada um dos benefícios dos ingredientes utilizados no preparo do repelente caseiro. A tintura de citronela é o componente principal do nosso produtinho feito em casa. Porém, ela sozinha, infelizmente, evapora muito rápido. O óleo de andiroba, por sua vez, ajuda na fixação do repelente na pele.
+++ Alimento coringa! Conheça os principais benefícios do iogurte e algumas de suas formas de uso
Os últimos três óleos essenciais também apresentam suas funções. O óleo vegetal de neem, por exemplo, é utilizado para afastar pragas num geral, potencializando a função da citronela. O óleo de cravo possui ação anti-inflamatória. Por fim, o óleo de lavanda ajuda a aliviar a coceira das picadas.
Agora que você conhece a função de cada um dos elementos utilizados para o repelente indicado acima, você pode substituir ou mesmo excluir alguns ingredientes mais difíceis de encontrar, ou menos acessíveis. Que tal começar com a tintura de citronela e óleo de andiroba? Com o tempo, você pode acrescentar os outros ingredientes no repelente caseiro — e sustentável.