Publicidade

Saúde mental: busca por meditação bate recorde na pandemia; leia depoimento de quem adotou a prática

“A meditação tem sido fundamental na minha vida há alguns anos”, afirma a modelo Jaqueline Verrel

Cada vez mais pessoas estão recorrendo às práticas meditativas na pandemia – Arquivo Pessoal/ Jaqueline Verrel

Tédio, irritação, ansiedade, medo, dificuldade de concentração. Sair para trabalhar ou se isolar em casa. É provável que muita gente já tenha sentido algumas dessas emoções desde que a pandemia surgiu em 2020. Uma das estratégias que estão sendo adotadas para preservar a saúde mental em tempos tão conturbados é a meditação.

Publicidade

A modelo Jaqueline Verrel encontrou na meditação uma forma de conquistar um maior equilíbrio emocional, especialmente durante a pandemia, momento em que os trabalhos da profissão de modelo, quase sempre presenciais, foram paralisados por meses. 

“A meditação tem sido fundamental na minha vida nos últimos anos. É o que tem me feito estar em equilíbrio, não ‘surtar’ diante de tantas adversidades e o momento no qual consigo me concentrar, encontrar paz e me conectar com o meu ser”, explica Jaqueline.

+ VEJA TAMBÉM: Conheça as vantagens e os cuidados para a prática de esportes durante a pandemia

E ela não está sozinha. Com esse cenário de isolamento social e insegurança sobre o futuro, que podem causar até mesmo dores físicas e tensões, aplicativos voltados para o bem-estar e a meditação batem a casa dos milhões no número de downloads. No Google, as buscas pelos termos relacionados à meditação atingiram recorde. Em relação a 2019, a pergunta “como fazer meditação para ansiedade” cresceu 4.000% e o aumento de “benefícios da meditação” chegou aos 200%.

Publicidade

Jaqueline conta que incluiu a prática da meditação em seu cotidiano. Ela começa a meditar pela manhã para começar bem o dia. “Medito sempre ao acordar. Não adianta dizer que vou deixar para depois porque acabo não meditando, pois vão surgindo várias atividades ao decorrer do  dia, e a concentração já não é a mesma. Assim, o primeiro pensamento do dia é de gratidão”, pontua.

Para trabalhar a mente, a jovem ainda usa o conceito de afirmações e visualizações para atrair pensamentos positivos.

“Ao ler o livro do Milagre da Manhã do Hal Elrod, vi a seguinte afirmação, nos seus matérias de apoio: SABEDORIA INFINITA: Todas as coisas são possíveis quando me conecto ativamente à Sabedoria Infinita disponível em todos os momentos através do poder da meditação. Meu raciocínio é muito restrito às minhas limitações físicas, mentais e emocionais, mas quando Eu me conecto ativamente com a Sabedoria Infinita disponível para mim em todos os momentos, os Milagres são possíveis, diz.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Modelo e ativista, Gisele Bündchen lança projeto ambiental para incentivar as crianças a plantar

Segundo Jaqueline, a meditação potencializa a capacidade do indivíduo e reforça a conexão entre todos. “Hoje, entendo que cada um tem suas etapas e está encontrando a frequência do amor e empatia para viver em abundância. Cada um vive o seu processo de encontro consigo no seu tempo.”

Após adotar a prática em sua vida, ela viu muita coisa mudar. “Atualmente, eu me escuto, me observo e sou mais gentil comigo”, acrescenta. A profissional continua: “A meditação me mostra que estamos todos conectados, cada um vivendo o seu processo de encontro consigo. Hoje, entendo que cada um tem suas etapas e está encontrando a frequência do amor e empatia para viver em abundância.”

Publicidade

Ela separou algumas dicas para quem quer iniciar no mundo da meditação e ainda não sabe quais são os primeiros passos. Jaque recomenda a meditação em um momento do dia no qual a pessoa não seja interrompida, para tornar a prática mais fluida, além de um espaço confortável para a prática. 

“Alguns costumam se sentar no chão, outros se apoiam em almofadas e há ainda os que fazem em cima da cama”, explica. “O local onde a meditação será feita também precisa ser limpo, agradável, e, de preferência, bastante silencioso. Caso o espaço seja barulhento, bons fones de ouvido são uma alternativa para abafar os ruídos externos”, completa.

Publicidade