Publicidade

Superlua de Morango: o que é fenômeno que iluminará o céu?

Olhe para o céu e aprecie a Superlua de Morango, fenômeno raro que será observado na noite dessa terça-feira, 14 de junho

Superlua de Morango: o que é fenômeno que iluminará o céu?
Superlua de Morango: o que é fenômeno que iluminará o céu? – Flickr

Eventos celestiais marcarão a noite dessa terça-feira, 14 de junho! Nesse dia, tem início a Lua Cheia do mês de junho, mas, com uma particularidade a mais: Superlua de Morango. Já ouviu falar? Quando o satélite natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu, chamamos Superlua.

Publicidade

Superlua de Morango: o que é fenômeno que iluminará o céu?

Mas por que, afinal, o fenômeno recebe esse nome? No caso da lua cheia de junho, ainda que a definição de morango pareça indicar uma mudança na coloração, não é exatamente isso que acontece. O apelido está relacionado ao período de colheita de morangos nos Estados Unidos. Ele foi escolhido por povos norte-americanos originários que iam para o campo para o plantio de frutas, verduras e legumes.

Segundo informações divulgadas pela NASA, durante a Superlua — momento de aproximação máxima com a Terra — a percepção da Lua cresce 14% em relação ao apogeu. Ela pode chegar, inclusive, a ficar até 30% mais brilhante. Imperdível!

Para conseguir apreciar esse fenômeno, basta olhar para o céu depois de o pôr-do-sol, nessa terça-feira. O auge se dará exatamente às 8h52 da manhã (pelo horário de Brasília). Isso significa que o pico só poderá ser visto em algumas regiões do planeta. Porém, por volta das 20h, ela ocupará uma posição favorável para ser vista do Brasil e estará 99,5% iluminada.

Publicidade