Publicidade

UFMG produz novo queijo capaz de prevenir problemas intestinais

Para os fãs de queijo! A pesquisa feita pela universidade permite também que o alimento seja capaz de diminuir o desconforto em pessoas com intolerância à lactose

UFMG produz novo queijo capaz de prevenir problemas intestinais
UFMG produz novo queijo capaz de prevenir problemas intestinais – Freepik/@user3802032

Como bons mineiros que são! A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou uma pesquisa que desenvolve um queijo capaz de prevenir e combater problemas intestinais. O alimento também servirá como um ótimo aliado para pessoas com intolerância à lactose, sendo capaz de diminuir o desconforto ao consumi-lo. Isso porque, na composição do queijo, há a bactéria probiótica L. lactis NCDO 2118.

Publicidade

UFMG produz novo queijo capaz de prevenir problemas intestinais

“Várias vitaminas foram associadas a esta bactéria que faz bem ao organismo. São boas para nós. Associadas a este alimento vivo, que é o queijo, ajudam a combater estas inflamações”, contou, ao portal de notícias G1, o pesquisador e professor da UFMG, Vasco Azevedo.

No estudo, Vasco orientou uma pesquisa de doutorado da bióloga Bárbara Cordeiro. Segundo informações divulgadas, os pesquisadores fizeram análises em camundongos que tinham sintomas de problemas intestinais. Nos resultados, o queijo consegue tratar e prevenir a colite ulcerativa, doença inflamatória do intestino grosso. A recomendação é que os pacientes consumam o alimento quando tiverem crises.

“Agora nós esperamos que o produto vá para o mercado. O objetivo é que possamos fazer acordos com a iniciativa privada, com as empresas, para levar este queijo até as pessoas”, concluiu Vasco.

Publicidade