Umidifique o ambiente e abra as janelas; veja 5 dicas para diminuir os efeitos da alergia durante a primavera

Quem sofre de rinite e sinusite sabe que a mudança de temperatura e o pólen das plantas são alguns dos fatores que causam as crises alérgicas

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 25 setembro, 2020

Quem sofre de rinite e sinusite sabe que a mudança de temperatura e o pólen das plantas são alguns dos fatores que causam as crises alérgicas
Umidifique o ambiente e abra as janelas; veja 5 dicas para diminuir os efeitos da alergia durante a primavera - Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Se fosse sofre de rinite ou sinusite, já deve ter notado que as crises alérgicas ocorrem com mais frequência na primavera. Mas, por que isso acontece?

Apesar de as pessoas serem alérgicas o ano inteiro, além da mudança de certa maneira brusca de temperatura durante o dia, é nesta estação do ano que as plantas passam pelo processo de reflorescimento. Consequentemente, há um aumento significativo da quantidade de pólen no ar, seja nas casas, nas ruas, parques, etc.

Dentre os sintomas da alergia da primavera, denominada como 'sazonal', estão a congestão nasal, ou seja, o famoso nariz entupido, a coriza e os frequentes espirros. Baseados na lista compartilhada pelo portal Terra, separamos para vocês 5 dicas para diminuir os efeitos da alergia durante a estação mais bonita do ano. Confira:

DICA 1: UMIDIFIQUE A CASA E DEIXE O AR FLUIR

Como o ar ainda está seco, fator este que piora significativamente as crises de rinite e sinusite (além da bronquite, neste caso), o ideal é que você umidifique o ar de sua casa. Para isso, você pode investir em umidificadores, ou até mesmo deixar uma bacia com água quente debaixo de sua casa. Neste caso, tome cuidado com os pets para que eles não se queimem ou derrubem a água. Mas não basta umidificar o ar. Deixá-lo fluir pelo menos 3 horas por dia é essencial. Por isso, abra as janelas no período que seja mais conveniente para você.

DICA 2: EVITE A PROLIFERAÇÃO DE ÁCAROS NAS CAMAS

O acúmulo de ácaro é um dos piores inimigos para quem ter rinite ou mesmo sinusite. É preciso saber que as roupas de cama são um dos lugares preferidos para a proliferação desses pequenos aracnídeos. Como o clima esquenta durante a primavera, a tendência é que suemos mais durante a noite. Então, uma boa ideia é trocar a roupa de cama pelo menos de 3 em 3 dias. Ainda assim, abrir as janelas e deixar que o sol bata nesta região do quarto também evita a proliferação de ácaros.

DICA 3: EVITE VASSOURAS E ESPANADORES

Quando for limpar a casa durante a primavera, você deve evitar ou pedir para que a pessoa que limpe evite passar a vassoura ou mesmo o espanador pelo chão e mobílias da casa. Caso esses objetos sejam usados, a chance do ácaro e poeira se espalharem no ar cresce vertiginosamente, intensificando as chances de um ataque alérgico. O ideal nesses casos é utilizar um pano úmido ou produtos de limpeza mais brandos.

DICA 4: EVITE TOCAR O ROSTO

Com a chegada da pandemia do coronavírus, os órgãos de saúde frisaram a importância de não tocar o rosto no dia a dia, principalmente com as mãos sujas. Mas, devemos pensar que não devemos apenas evitar a Covid com essa regrinha básica. Problemas como ataques de rinite e sinusite também podem ser poupados assim. Como a proliferação de ácaros e bactérias é mais propensa nessa época do ano, evite tocar o rosto, principalmente olhos, boca e nariz. Ainda assim, lave as mãos frequentemente durante o dia e mantenha-se protegido.

DICA 5: AROMATERAPIA É UMA SAÍDA

Óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto globulus, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol são alguns exemplos dos que podem ser usados para evitar a obstrução nasal nesta época do ano. Para isso, use técnicas de vaporização. Você pode utilizar um aparelho profissional, como um difusor elétrico, ou até mesmo pingar 3 gotas do óleo em uma bacia com água quente e inalar o vapor.

Último acesso: 21 Oct 2020 - 15:16:27 (1043501).