Publicidade

Vacina da Covid-19 x Mamografia: ginecologista fala sobre possível alteração no exame após a imunização

“Pode acontecer após qualquer vacina, especialmente as que evocam uma resposta imune forte, como a do sarampo e influenza”, diz a profissional; saiba mais

Vacina da Covid-19 x Mamografia: ginecologista fala sobre possível alteração no exame após a imunização – Freepik

A vacinação contra a Covid-19 é uma das maneiras mais eficazes e aguardadas pela população do mundo todo para combater a doença causada pelo coronavírus. Porém, após serem imunizadas, algumas mulheres têm apresentado um inchaço na região das mamas e axilas, chamadas alterações linfonodais pós-imunização, que são diagnosticadas após exames de imagens ou de rotina. Para solucionar dúvidas sobre esses casos, a ginecologista e obstetra Thais Zeque explica mais sobre a alteração e orienta como as pacientes devem proceder.

Publicidade

“As vacinas em uso aqui no Brasil, Astrazeneca e Corona Vac têm apresentado alterações linfonodais. A Pfizer tem RNA mensageiro (RNAm) e essas vacinas têm maior chance de causar linfonodomegalia. Considerado um evento raro, pode acontecer após qualquer vacina, especialmente as que evocam uma resposta imune forte, como a do sarampo e influenza. Essas alterações não são graves, e tendem a desaparecer após 4 semanas de ter tomado as doses”, explica a especialista.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da Revista VivaSaúde, parceira da Bons Fluidos.