Publicidade

Você sabia? Morar em áreas arborizadas pode reduzir chances de AVC

Pesquisadores espanhóis estudaram os benefícios em residir em áreas para diminuir os riscos de derrame

Você sabia? Morar em áreas arborizadas pode reduzir chances de AVC – Pexels

Uma boa qualidade do ar, temperaturas mais agradáveis, sombra para quem anda na rua, diminuição da poluição sonora… Esses são alguns dos benefícios que, possivelmente, você conhece sobre morar em áreas arborizadas. Mas, sabia que, além disso tudo, ambientes mais verdes também podem ajudar a diminuir os riscos de ter AVC?

Publicidade

Você sabia? Morar em áreas arborizadas pode reduzir chances de AVC

Uma pesquisa feita na Espanha e publicada no jornal Environment International teve resultados positivos acerca desse assunto. Segundo o estudo, pessoas que vivem a menos de 328 metros de um espaço arborizado correm um risco menor de sofrer AVC. Isso porque quando há altos níveis de poluentes no ar, aumenta, também, as chances de acidentes vasculares. Áreas verdes ajudam a melhorar a condição do ar.

+++ Você sabe o que é a Hora do Planeta? Entenda o movimento

Para realizar a pesquisa, os cientistas estudaram a exposição de 3,5 milhões de pessoas aos poluentes da atmosfera, na Catalunha. Nenhum voluntário tinha histórico de AVC antes do estudo. Os resultados indicam que ter uma abundância de árvores perto de casa reduz o risco de acidente vascular cerebral em até 16%.

“Maior incidência de derrame foi observada em relação às exposições de longo prazo à poluição do ar, principalmente NO2 , em uma região que atende aos padrões europeus de qualidade do ar baseados em saúde. O verde do entorno residencial foi associado à menor incidência de AVC”, conclui a pesquisa.

Publicidade

+++ Entenda quando uma dor de cabeça pode virar motivo de preocupação com o nosso cérebro