bem-estar   / Sementes de mamão

Você sabia que as SEMENTES DE MAMÃO possuem diversos benefícios para a saúde? Confira

As sementes de mamão podem ajudar na imunidade, na pele e servem até para evitar vermes; profissional explica

Bons Fluidos Publicado quarta 17 novembro, 2021

As sementes de mamão podem ajudar na imunidade, na pele e servem até para evitar vermes; profissional explica
Você sabia que a SEMENTE DE MAMÃO possui diversos benefícios para a saúde? Confira - Freepik / @Racool_studio

Você é o tipo de pessoa que joga as sementes de mamão fora após consumir a fruta? Se sim, depois das dicas de hoje, com certeza vai mudar esse hábito! Consumir essas sementes, em quantidades corretas, possui vários benefícios para a saúde. A esteticista Patricia Elias, em seu canal do YouTube, compartilhou essas informações preciosas com seus inscritos!

Que o mamão é uma fruta preciosa para a saúde do ser humano, não é novidade. Esse alimento é rico em vitaminas e minerais que ajudam no intestino, a controlar a taxa de colesterol ruim no organismo e ainda facilita na digestão, já que possui a papaína, enzima que ajuda a digerir as proteínas dos alimentos. Mas, o que muita gente não sabe é que as sementes dessa fruta também podem agir de uma forma muito positiva no organismo. Se consumida em quantidades controladas, essas sementes ajudam na saúde. 

+++ Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra a covid-19 para pessoas acima de 18 anos

Os benefícios das sementes de mamão para a saúde

Por serem ricas em vitamina A, são excelentes para a visão: a vitamina A ajuda a prevenir a cegueira noturna. Também ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim no organismo, já que possuem ácido graxo monoinsaturado. O sistema imunológico também é beneficiado pelas sementes.

Em um estudo realizado pela BMC Complement Alternative Medicine, foi constatado que as sementes do mamão possuem propriedades antiparasitas. Na pesquisa, 326 crianças foram alimentadas com mingau fortificado com sementes de mamão. 64% delas apresentaram uma quantidade reduzida de um tipo de verme intestinal — muito comuns na infância.

Para quem gosta de ter muitos cuidados com a pele, esses alimentos também são ótimos para evitar o envelhecimento precoce! As sementes atuam como um antioxidante e eliminam radicais livres que, normalmente, inflamam e geram esse desgaste da pele (do rosto, principalmente). 

+++ Envelhecimento precoce da pele? Especialista explica por que ocorre e dá dicas de como evitar

Mas como ingerir essas sementes? Elas podem ser usadas de diversas maneiras. A mais comum é como tempero: para isso, é necessário secá-las e triturá-las até virar um pó. Por terem um gosto forte, elas facilmente substituem a pimenta do reino. Também podem ser consumidas puras. Mas, lembre-se: nada de grandes quantidades! 15 sementes ao dia já são suficientes. Muitas pessoas adicionam em sucos e também é uma ótima opção. 

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:37:57 (1046085).