Publicidade

Você sente suas pálpebras tremerem? Médica explica que este pode ser um sinal de algo mais sério

A sensação pode estar relacionada a problemas oculares e neurológicos

Entenda porquê suas pálpebras tremem – Pexels/ Skitterphoto

Sentir as pálpebras pulsarem é uma sensação comum que afeta quase todo mundo em algum momento da vida e embora não indique riscos graves à saúde, os tremores nas pálpebras sempre intrigam e geram curiosidade. 

Publicidade

A chefe plástica ocular Tatiana Nahas contou que embora seja indolor, o incômodo com os tremores das pálpebras é uma queixa recorrente de seus pacientes em sua clínica.

+ VEJA TAMBÉM: Nutróloga explica porquê algumas pessoas comem muito e não engordam

Ela explicou que a sensação é conhecida tecnicamente como mioclonia ou mioquimia palpebral e é uma condição benigna do corpo, no entanto, pode ser um sinal de que algo mais sério pode estar acontecendo com o organismo. 

“Na maioria dos pacientes, a mioclonia palpebral é um sinal de cansaço crônico, de ansiedade, de consumo excessivo de cafeína ou de álcool, ou, ainda, de deficiência de magnésio”, disse a médica. 

Publicidade

Segundo ela, quando estamos estressados, liberamos hormônios como o cortisol, que entram em contato com o sistema nervoso e estimula essas contrações involuntárias.

Não existe um tratamento médico específico para tratar os espasmos nas pálpebras, no entanto, Tatiana recomenda que o paciente gerencie o estresse e diminua a ingestão de cafeína e álcool, para evitar os constantes tremores. 

É natural que a condição dure de dias a semanas, mas é fundamental consultar um médico se o problema persistir por um longo período. A sensação pode estar relacionado a problemas oculares e neurológicos e necessitam do acompanhamento com um oftalmologista. 

Publicidade