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Yoga para Gestantes: tudo sobre a prática durante a gravidez

Atividade estimula o bem estar físico e emocional da mãe e do bebê

Respiração mais harmoniosa, facilidade para adotar posições mais confortáveis… – iStock

Os benefícios de uma vida saudável e ativa durante a
gestação estão hoje mais que comprovados. Por ser uma modalidade que integra
atividades físicas focadas junto com práticas de relaxamento, proporcionando o
bem-estar do corpo e da mente, o Yoga é uma das opções mais indicadas para as
grávidas.  Os movimentos ampliam a consciência corporal e ajudam na boa
postura durante toda a gestação, tonificando e alongando os músculos,
mobilizando as articulações, melhorando a flexibilidade e prevenindo
desconfortos e lesões.  E tem novidade: agora as gestantes podem fazer as
aulas sem saírem de casa.
  O Namu Cursos convidou a instrutora de Yoga Anne Sobotta e,
juntos desenvolveram o curso online “Yoga para gestantes – bem-estar
físico e emocional durante a gestação” que visa ajudar a gestante na adaptação
às transformações físicas e emocionais da gravidez. “O intuito é promover
conforto através de uma prática prazerosa, relaxamento físico e mental,
prevenção e redução dos desconfortos comuns da gravidez, por meio de exercícios
dinâmicos e movimentos fluídos”, explica Anne, que é especialista em
atendimento às gestantes, mães e bebês.
  A gravidez é um momento único na vida da mulher, que pode
trazer as mais lindas emoções. Porém, a ansiedade também faz parte deste
momento e o Yoga oferece recursos para lidar com o estresse comum neste
período. Além de prevenir e aliviar dores nas costas, respiração ofegante,
inchaços e insônia os aprendizados auxiliam também durante trabalho de parto:
como a respiração mais harmoniosa, facilidade para adotar posições mais
confortáveis, melhor capacidade em se concentrar e relaxar. A atenção dada à
boa postura da mãe permite também que o bebê possa encontrar a posição mais
adequada no ventre materno para um parto e nascimento suave.
  Segundo Anne, mesmo com as alterações de equilíbrio ou
de peso, com o aval do seu médico é possível praticar a atividade sem
dificuldades, seguindo sempre as adaptações sugeridas e ficando atentas as
orientações durante as aulas em vídeo. A professora aconselha que a gestante
faça a atividade, no mínimo, duas vezes por semana e pode ser iniciada já no primeiro
trimestre da gestação, seguindo sempre a sequência de aulas e ficando atentas
as contraindicações. “É muito importante que a gestante faça o atendimento
pré-natal antes de iniciar qualquer prática física”, diz Anne. Os exercícios
podem ser realizados até o final da gravidez, porém é importante que a gestante
sinta-se bem nas posições, use roupas confortáveis e, é claro, sempre
vá conversando com o médico.
  O curso foi dividido em nove aulas que acompanham a
evolução da gestação, definindo os princípios importantes para prática nas
primeiras aulas, e terminando com aula de preparação para o parto. Assim o
curso foi separado em três ciclos: introdução à yoga e práticas para qualquer
momento da gestação; aulas para o 2° trimestre da gestação com enfoque em
prevenir os desconfortos da gestação e por fim, aulas para o 3° trimestre da
gestação e preparação para o parto.

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