Fake news, desinformação e possíveis traumas na infância: aprenda a se livrar do medo de tomar vacinas
Na coluna desta semana, Charles Bueno pontua que para lidar com o pavor de injeção, que pode levar à crise de ansiedade aguda, tontura e até desmaio, a auto-hipnose pode ser a solução
Hipnose pode trabalhar no subconsciente para retirar medo de tomar vacinas – Freepik/ gpointstudio
Em tempos de COVID-19, muito tem se falado sobre a vacina e sobre a esperança de que tempos melhores virão a partir da aplicação dela na maior parte da população.
Publicidade
Ao mesmo tempo, muitos medos vieram à tona, incluindo o de AGULHA e o pânico de qualquer tipo de injeção.
Para isto, mais uma vez, a hipnose pode ajudar. E há um truque caseiro, de auto-hipnose, para solucionar o problema.
Quando o medo se relaciona a traumas de infância, é criado um gatilho que faz o cérebro se proteger, e neste intuito de proteção, muita gente acaba não indo tomar a vacina por enxergar a agulha até como uma ameaça.
Chamamos isso de medo irracional, que pode até estar ligado a uma conotação negativa, por associar a injeção a uma questão hospitalar e tratar essas questões como ruins. A partir disso, a mente cria uma distorção de que a injeção é algo ruim, daí nasce a fobia e um medo tão intenso que pode levar a pessoa a passar mal só de ver uma agulha.
Seja qual for a causa, esse medo ou essa fobia não deve ser tratado como frescura ou fraqueza, é preciso compreender tudo isso dentro de si e tentar racionalizar.
A auto-hipnose faz esse papel, para promover sugestões positivas e aumentar a força de vontade, superando qualquer entrave.
Publicidade
Para encarar de vez esse medo e se imunizar, tente fechar os olhos, respirar de forma pausada e profunda, enquanto segura a mão de alguém e vá repetindo a você mesmo (a) que de que a vacina é um bem muito grande e que lhe fará bem, ao invés de associá-la a uma punição.
À medida em que você se expõe a essa dificuldade, a confiança e a percepção de que nada de grave ou ruim aconteceu vai aumentando.
Isso se chama dessensibilizar o medo para que aquele estímulo chegue até a sua mente a ela a processe não mais como uma ameaça, e sim como benefício.
Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso colunista Charles Bueno está aqui! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade