Hipnose sexual: técnica atua na capacidade de potencializar os estímulos
Na coluna desta semana, Charles Bueno mostra como a hipnose induz a mente a compreender o prazer como algo bom, melhorando a qualidade da vida sexual do indivíduo
Na coluna desta semana, Charles Bueno mostra como a hipnose induz a mente a compreender o prazer como algo bom, melhorando a qualidade da vida sexual do indivíduo
Já entendemos aqui na nossa coluna que o alcance da hipnose ao subconsciente acessa a área onde todas as emoções estão guardadas. E é bem por aí que a técnica mais uma vez vai atuar. Dessa vez, vamos falar sobre a sexualidade.
Tudo isso porque, entre o subconsciente e o consciente, existe uma barreira chamada fator crítico, que corresponde ao lado racional do seu cérebro. Esse bloqueio é desenvolvido com o tempo pelos mais diversos motivos e situações, podendo impedir algo seja aceito como uma coisa comum, o que está muito atrelado à saúde física e emocional: a sexualidade e o sexo por si só. O que a hipnose faz é rebaixar essa barreira, fazendo com que sugestões sejam acatadas com mais facilidade e naturalidade.
+++ Volta às aulas com mais concentração: 3 técnicas de auto-hipnose para melhorar o foco
A sexualidade humana é muito mais complexa do que muita gente imagina, construída com base nas experiências e relações das pessoas com o mundo e com o próprio corpo – assim como todas as outras situações que encaramos durante a vida.
Os números e estudos não me deixam mentir: um estudo do The Journal of Epidemiology and Community Health, da Sociedade de Medicina Social, mostra que cerca de 40% das mulheres e 34% dos homens apresentem problemas sexuais do mais variados. No Brasil, mais da metade das mulheres (55,6%) possuem dificuldade para atingir o clímax – isso estudo do Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O que a ciência da hipnose pode fazer por isso? Vale citar que o orgasmo hipnótico nada mais é do que uma meditação guiada que acessa e permite que o prazer aconteça na mente – afinal de contas, sabemos que tudo e absolutamente tudo o que vivemos e sentimos começa sempre na cabeça. Basicamente, são sugestões e perguntas leves que induzem e possibilitam que a mente compreenda que o prazer é algo bom, melhorando assim, a qualidade da vida sexual como um todo.
A hipnose sexual estimula o processo da atenção na mente que, por sua vez, ajuda a aprender a relaxar e controlar qualquer insegurança que possa virar um tabu ou algo ainda inacessível ao corpo físico. Na hipnose, acreditamos que quando a mente se expande, ela jamais retorna ao seu tamanho original e essa é maravilha de trabalhar com a mente humana e se permitir.
A hipnose não cria nada novo, ela apenas replica emoções, sensações e registros que já carregamos na nossa mente sem nos darmos conta exatamente de cada uma dessas inseguranças, medos, aflições ou perturbações. O intuito é ressignificar. Como qualquer tratamento que a ciência da hipnose faz, só será possível de ser aceito, feito e acessado e se o paciente quiser e se deixar levar.
+++ Sugestionabilidade: como se autossugestionar e mandar a ansiedade embora durante o banho
Eu quero ressaltar ainda que a hipnose não cura os problemas relacionados ao sexo sozinha. Ela atua em efeitos e situações que podem ser os fatores causadores das disfunções, problemas e tabus. Muitas vezes, a hipnose precisa ser aliada a um tratamento médico ou fisioterapêutico pélvico especializado, para poderem ajudar a melhorar a qualidade das relações e, sobretudo, a qualidade de vida e dos relacionamentos consigo e com o parceiro ou parceira.
Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso colunista Charles Bueno está aqui! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!
Instagram: @charlesbuenohipnologo