Publicidade
Para além do chapéu e vassoura: conheça a sabedoria das bruxas
Para além do chapéu e vassoura: conheça a sabedoria das bruxas – Foto de Monstera no Pexels

Peça a qualquer criança ocidental que desenhe uma bruxa e o resultado provavelmente será uma imagem familiar: muito possivelmente uma mulher feia com um nariz comprido em um chapéu pontudo em um cabo de vassoura ou mexendo um caldeirão. De onde veio essa imagem?

Publicidade

A resposta é mais impressionante e complexa do que você imagina. As bruxas têm uma história longa e elaborada e isso inclui toda sabedoria ancestral de cada bruxa ou bruxo.

Para além do chapéu e vassoura: conheça a sabedoria das bruxas

Para entender o encantamento e sabedoria das bruxas, é preciso entender como elas foram retratadas e isso começa na Bíblia, na história do rei Saul consultando a chamada “bruxa de Endor”. Eles também aparecem no período clássico na forma de “estirges”, temíveis criaturas aladas em forma de harpias ou corujas que se alimentavam da carne de bebês.

+++ Paixão: 4 simpatias ciganas para atrair e fortalecer o amor

Circe, a feiticeira da mitologia grega, era uma espécie de bruxa capaz de transformar seus inimigos em porcos, assim como sua sobrinha Medeia. O mundo antigo foi, assim, responsável pelo estabelecimento de uma série de figuras retóricas que nos séculos seguintes seriam associadas às bruxas.

Publicidade

Entretanto, essas associações e lendas trazem o contrário da sabedoria das bruxas. Bruxas entendem dos elementos da natureza e tem uma forte conexão com o sagrado. A bruxa não aceita regras, vive em sociedade de forma educada, livre, leve. Não admite que lhe imponham regras contra seus preceitos.

Todas as bruxas entendem da vida, da natureza, e cada elemento que o universo presenteia a Terra. Além de entender, ela tem a sabedoria dentro do seu coração para utilizar tais elementos para curar — as formas de curar são infinitas.

+++ Superstição: quais objetos devo ficar longe?

Publicidade

Curamos desde as almas feridas, corações partidos, corpos cansados, mente confusa, até almas ligadas de outras vidas, tudo isso utilizando a sabedoria da energia das ervas e elementos. O primeiro aprendizado da bruxa vem do coração, da mente do desejo de ajudar o próximo.

A maior sabedoria da bruxa é saber que ela está nesse mundo de passagem e deve fazer e ser sua melhor versão. Não enxergamos o corpo físico e, sim, o espiritual. Sabemos de longe quando uma alma é boa, prestamos atenção em cada palavra. E a boa bruxa presta atenção nos vieses das conversas, analisa ponto a ponto, porque sabe como ninguém fazer uma magia de cordas.

É possível enganar uma bruxa?

A bruxa se deixa enganar para evitar discussões, atritos e outras situações desagradáveis, e isso não é porque ela não luta pelos seus direitos, mas, sim, porque ela sabe como, onde e com quem usar sua energia.

Publicidade

A sabedoria das bruxas nos transformou. Hoje se você pedir a uma criança para desenhar uma bruxa, ela poderá desenhar uma mulher, menina, com cabelos longos ou curtos, vestido curto ou longo, de botas ou saltos, com ervas e velas nas mãos. Ou, talvez, segundo a educação preconceituosa, ainda desenhe uma figura perversa viajando em uma vassoura.

+++ Como a espiritualidade enxerga a maternidade?

O mais importante é que hoje as bruxas estão em diversos lugares, cada uma com seu estilo. Elas usam terninhos, vestidos de grife, saltos, possuem diversas profissões e mesmo assim, são mulheres sábias, porque entenderam que a verdadeira sabedoria da bruxa é conhecer o ciclo da vida e do ser humano.

Publicidade

Paz e Luz,

Kelida.


Espiritualista e psicanalista, Cigana Kelida, a colunista da Bons Fluidos trabalha ajudando milhares de pessoas ao redor do mundo a resgatarem seu poder ancestral com um pouco de magia.

Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre Espiritualidade, com mais de 800 mil inscritos e mais de 60 milhões de views em seus vídeos, Kelida que também é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística, reikiana, realiza atendimentos online, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita.

Faz previsões, rituais, responde perguntas através do baralho cigano e fala com propriedade sobre conexões entre almas, cartas psicografadas, numerologia e terapias alternativas. Com toda essa bagagem espiritual (bruxa naturalista na linhagem de São Cipriano por tradição familiar) e profissional (formada em psicologia), a mística espiritualista atua unindo corpo, mente e espírito.

Por aqui, teremos conteúdos sobre esses temas incríveis todas as terças-feiras, às 12h.

SITE: www.ciganakelida.com
INSTAGRAM: @kelidaoficial
YOUTUBE: Cigana Kelida