Publicidade

Superstição: quais objetos devo ficar longe?

Na coluna desta semana, a espiritualista Cigana Kelida falou sobre algumas superstições que devemos evitar e objetos que devemos manter longe; saiba quais

Superstição: quais objetos devo ficar longe?
Superstição: quais objetos devo ficar longe?- Pixabay

Mesmo o mais cético continua a ter um certo escrúpulo inevitável quando vê um gato preto cruzar à sua frente (lembrando: gatos pretos são seres iluminados e não trazem azar), quando precisa passar por baixo de uma escada ou ao derramar um saleiro na toalha da mesa.

Publicidade

Se nos falam do infortúnio de alguém, batemos na madeira ou os dedos para que essa situação não nos ocorra. Essas são algumas superstições embutidas no inconsciente do ser humano e que hoje continuamos a executar quase como uma ação reflexa.

+++ Tarô só prevê o futuro? Conheça outros benefícios do baralho esotérico

Podemos citar ainda outras superstições muito curiosas, mas que, por sua natureza, caíram em desuso ou não foram tão difundidas.

Por exemplo: as superstições do meio rural (o canto do galo na hora errada ou o piar da coruja, diante da qual se devia derramar vinho ou bebida alcoólica debaixo da mesa), superstições da vida marítima (cortar os cabelos ou unhas durante a viagem em alto mar), ou superstições sexistas (menstruação feminina que desde Plínio arruinava a fermentação do vinho se a mulher se aproximasse, ou carregar uma mulher a bordo era símbolo da tragédia durante o trajeto).

Publicidade

+++ Como a espiritualidade enxerga a maternidade?

Superstições que devemos evitar

Passar por baixo de uma escada

Embora seja uma das superstições de azar mais atuais, sua origem é um tanto confusa. Por um lado, a escada está relacionada à morte pelo cadafalso, pois os carrascos subiam numa escada para colocar a corda do enforcado. Por outro lado, a tradição cristã costumava colocar Lúcifer agachado com ar maligno sob a escada usada na descida do corpo de Cristo.

Outra possível origem tem a ver com a condição sagrada e mística que sempre foi concedida ao triângulo (o olho de Deus ou da Santíssima Trindade), e precisamente um triângulo é a figura geométrica que forma uma escada aberta ou encostada a uma parede.

Publicidade

+++ ‘Atraio possibilidades infinitas’: 5 mantras para eliminar os obstáculos da sua vida

Outra coisa que dizem muito é que quando você passa por baixo de uma escada, seu anjo de guarda desvia e pode te perder de vista. Por essas ligações negativas que trazem a escada, aconselho a não passar embaixo de uma, por precaução. Eu, por exemplo, corto volta.

Acordar com o pé esquerdo

Desde os tempos antigos, várias civilizações e culturas compartilharam essa superstição. O movimento solar é para a direita, a maioria das pessoas é destra. Na Bíblia, os santificados são aqueles que estão à direita de Deus e até, em termos linguísticos, em latim, a esquerda era chamada de “sinester”, que significa Sinistro.

Publicidade

É algo tão arraigado que até hoje continuamos a usar a superstição “levantar com o pé esquerdo” para nos referirmos a um dia em que tudo deu errado para nós. Então vamos levantar todos os dias com o pé direito! Outra dica é: vai pisar pela primeira vez em um lugar? Pise com o pé direito.

Soprar o cílio

Na Idade Média, acreditava-se que o Diabo colecionava cílios, então, toda vez que alguém deixava um cílio cair, era considerado um mau presságio. Para afastar a má sorte, você tinha que pegar e colocá-lo nas costas da mão e jogá-la sobre o ombro esquerdo, ou colocá-lo na ponta do nariz e assoar.

A crença no diabo foi perdida, mas hoje ainda mantemos a superstição de fazer um desejo soprando em um cílio caído. Então todas às vezes que cair uns cílios, pegue com dedo indicador da mão direita e faça um pedido. Se der a sorte dos cílios ficar com você e não com outra pessoa, coloque do lado do coração.

Publicidade

+++ ‘Eu superior’: o que é e como nos reconectarmos com o nosso?

Apague todas as velas de aniversário

Essa superstição completamente integrada aos costumes atuais vem da Alemanha, na Baixa Idade Média. Foi nessa época que começou a se estabelecer o costume de colocar tantas velas quantos anos cumpridos em bolos de aniversário. Hoje, para saber se vai ter uma boa sorte, todas as velas colocadas no bolo devem ser apagadas de uma só vez.

Cruzar os dedos

Cruzamos os dedos quando quebramos o que juramos, cruzamos os dedos para nos proteger da má sorte e cruzamos os dedos quando pedimos que nosso desejo se realize. A origem dessa superstição remonta a um costume pré-cristão pelo qual duas pessoas entrelaçavam seus dedos indicadores para expressar um desejo e seu juramento de ajudar um ao outro a cumpri-lo. Como amigos para sempre.

+++ Desintoxicação: ervas que ajudam a limpar o corpo

Quais objetos devo ficar longe?

Relógios que não funcionam

De parede ou de pulso, grande ou pequeno, clássico ou moderno. Os relógios são objetos ideais para complementar a decoração. No entanto, há um detalhe que devemos sempre atentar: devem funcionar bem e dar o tempo certo, caso contrário, atrasará sua vida em todos os sentidos.

Objetos ou moveis com muitas pontas

Pode ser uma mesa, uma poltrona, uma estante ou um simples enfeite. O importante é ter em mente que tudo que tem detalhes nítidos ou cantos nítidos pode afetar os centros de energia.

Em particular, móveis com cantos afiados ou detalhes pontiagudos cortam o fluxo de energia. Portanto, de acordo com essa corrente filosófica, é melhor evitá-los e escolher objetos com formas ovais ou redondas.

+++ 5 simpatias ciganas para conquistar o que quiser

Flores secas

Plantas e flores não podem faltar em casa para atrair boas energias. O importante é que estejam vivas e sempre bem cuidadas. Acontece que flores ou plantas murchas representam a morte. Portanto, eles podem dificultar o fluxo de energia e afetar sua saúde.

Para o Feng Shui, as flores secas, por não terem vida, não permitem o fluxo de energia e interferem no equilíbrio energético da casa.

Tesoura

A tesoura é um item essencial em qualquer casa ou escritório. Não pode faltar, nós sabemos. No entanto, é muito importante saber como e onde armazená-las. Não é conveniente deixar a tesoura muito exposta para evitar atrair azar. Além disso, se possível, é melhor tê-las guardadas em uma gaveta ou armário. Também é importante que estejam sempre fechadas.

+++ Bebê a vista: 4 simpatias poderosas para quem busca engravidar

Espelhos, louças e outros objetos quebrados

Todas as coisas que são quebradas perdem sua integridade e assim ficam sem a energia que costumava caracterizá-las. Nesse sentido, o conselho geral é se livrar deles, pois, já que cumpriram sua função, devemos renová-los.

Espero ter ajudado com essas dicas e conhecimentos,
Paz e Luz.
Kelida