Asteroide do tamanho de um ônibus passa ‘próximo’ da Terra, mas sem perigo de colisão
O asteroide 2020 SW passou a uma distância menor que alguns satélites que orbitam a Terra

O asteroide 2020 SW passou a uma distância menor que alguns satélites que orbitam a Terra
Um asteroide se aproximou de nós na manhã desta quinta-feira, 24, no entanto, embora ele tenha passado relativamente ‘perto’ da Terra, não há motivo para pânico, segundo a NASA.
De acordo com a agência espacial norte-americana, o objeto nominado 2020 SW passou a uma distância de 22 mil km – mais perto que a lua (384 mil km) e alguns satélites que estão há 36 mil km de distância.
+ VEJA TAMBÉM: Pela primeira vez, NASA tentará desviar asteroide próximo a órbita da Terra
Segundo astrônomos, o asteroide tem entre 5 a 10 metros de comprimento, tamanho similar ao de um ônibus escolar pequeno, e passou a 27.720 km/h, no entanto, seu brilho não foi suficiente para ficar visível a olho nu.
“Embora não esteja em uma trajetória de impacto com a Terra, se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo”, explicou a NASA.
O canal no YouTube Astronomy Live fez um vídeo ao vivo para exibir o momento da passagem do 2020 SW. Ele foi visto próximo ao oceano Pacífico às 8h12 da manhã (horário de brasília) e deverá voltar para ‘perto’ de nós apenas em 2029.