Bancos de sangue estão escassos! Veja 5 motivos para você doar sangue durante a pandemia

É possível ser o herói de alguém com este simples ato de solidariedade

Doar sangue salva vidas – Pixabay

Doar sangue é um dos atos altruístas mais nobres que alguém pode fazer ao próximo, no entanto, em tempos de pandemia, grande parte dos doadores frequentes interromperam o habito, causando escassez nos estoques de sangue em todo o Brasil. 

Publicidade

Enquanto o número de doadores diminui,  a quantidade de pessoas que necessitam deste “bem” valioso continua crescendo e o Ministério da Saúde se mobilizou para incentivar a doação de sangue no país, que registrou cerca de 30% na queda de adesão de doadores em março deste ano, segundo informações da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). 

Este ato de solidariedade é importantíssimo para salvar vidas de pessoas que sofreram acidentes, que têm hemorragias, câncer, dengue, febre-amarela e outras doenças que necessitam de transfusões de sangue, um dos únicos líquidos insubstituível. 

Essa baixa no número de doadores pode ser explicada por conta do medo que alguns pacientes têm de se contaminarem com a Covid-19 em ambientes hospitalares, por isso, é importante ressaltar que a doação de sangue é segura se o doador seguir as orientações de higiene e utilização da máscara de proteção durante a ida ao hospital.  

Veja 5 motivos para você doar sangue hoje:

Publicidade

Doar sangue salva vidas

Segundo informações do grupo de saúde Unimed, é possível ajudar até 4 pessoas em apenas uma simples doação.  

Doar sangue é seguro

Publicidade

O material utilizado durante o procedimento é muito bem esterilizado para garantir que não haja contaminações no doador e no sangue. 

Doar sangue garante dia de folga no trabalho

Segundo termos da CLT, todo indivíduo que doa sangue tem o direito de receber uma folga do trabalho, a cada 12 meses. 

Publicidade

O sangue doado não vai te fazer falta

Em até 24 horas, nosso corpo repõe a quantidade de sangue retirada durante a doação, isso é cerca de 450 mililitros ou menos de 10% do sangue do nosso corpo. 

É possível detectar se seu sangue é saudável antes de doar

Publicidade

Exames são realizados para descobrir se o sangue do doador é saudável, por isso, muitas pessoas descobrem doenças em estágio inicial quando vão doar.