comportamento   / Covid x Imunizantes

Coronavac funciona contra cepa do Amazonas, indica estudo preliminar

Vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, é eficaz contra a variante P.1 do coronavírus

Viva Saúde Publicado terça 9 março, 2021

Vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, é eficaz contra a variante P.1 do coronavírus
Coronavac funciona contra cepa do Amazonas, indica estudo preliminar - Foto: Ezra Acayan/Getty Images

Resultados preliminares de um estudo feito no Brasil sugerem que a Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, é eficaz contra a variante P.1 do coronavírus, originada em Manaus no fim de 2020 e já presente em ao menos 17 Estados.

O imunizante teria se mostrado efetivo contra a nova cepa em estudos feitos com o soro de pessoas vacinadas, segundo afirmou à agência Reuters uma fonte envolvida nas pesquisas que não quis se identificar. Os estudos com soro geralmente avaliam se os anticorpos presentes no sangue do imunizante são capazes de neutralizar o vírus.

E, conforme a Reuters, a fonte não divulgou mais dados nem informou quando os resultados serão divulgados publicamente ou em um artigo científico.

Esta matéria foi compartilhada na íntegra pela página Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos. Para acessar, basta clicar aqui.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:19:21 (1044515).