Estilo de vida 'hygge' é o segredo do bem-estar dos dinamarqueses, um dos povos mais felizes do mundo

Confira ainda algumas dicas para transformar sua casa em um espaço agradável

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quinta 16 julho, 2020

Confira ainda algumas dicas para transformar sua casa em um espaço agradável
Estilo de vida 'hygge' é o segredo do bem-estar dos dinamarqueses, um dos povos mais felizes do mundo - Foto: Pvproductions / Freepik

O termo popular 'hygge', que em português pronunciamos como "ruga", significa algo semelhante a "bem-estar". A expressão, porém, ganhou um outro sentido com o tempo, passando a designar um estilo de vida seguido pelos dinamarqueses, considerado o segredo do bem-estar de um dos povos mais felizes do mundo, segundo ranking elaborado pela ONU.

Porém, na teoria, o que significa seguir o estilo de vida 'hygge'?  Imagine uma situação em que você se sente totalmente confortável e relaxado. Isto é 'hygge'. Pode ser um momento em que você dedica seu tempo para uma leitura, ou para ouvir suas músicas preferidas, conversar com seus filhos em um ambiente agradável, etc.

Devemos levar como premissa o fato de que a Dinamarca é um país que tem apenas 4 horas de sol diárias durante os dias de inverno. Consequentemente, boa parte da população se mantém dentro de casa durante este período, tanto pela temperatura, quanto pelo estendido momento de escuridão.

O conceito de 'hygge' surge como uma alternativa para os dinamarqueses, como um "remédio para a ansiedade de hoje". Uma curiosidade é que o estilo de vida 'hygge' foi indicado para entrar na lista de herança cultural intangível da Unesco como uma forma de valorizar o bem-estar geral das pessoas.

A principal ideia neste estilo de vida é estar confortável, num ambiente acolhedor. O objetivo é atingir aquele sentimento de conforto, totalmente relaxado, protegido das preocupações mundanas. Algumas empresas, principalmente restaurante e cafés, passaram a adotar esse conceito para trazer uma sensação maior de bem-estar ao cliente. O 'hygge' é o futuro!

Confira algumas dicas para transformar sua casa em um espaço agradável e praticar o conceito de 'hygge':

  • SESSÃO CINEMA: Seja sozinho ou acompanhado, transforme sua sala ou até mesmo seu quarto em uma sala de cinema. Cobertores confortáveis e almofadas ou travesseiros são uma boa pedida. Faça sua pipoca e bom filme!
  • CASA LIMPA: Manter o ambiente sempre limpo é essencial. Mesmo que você se considere uma pessoa que não se importa com a bagunça ou sujeira, a desorganização criará um bloqueio na hora de relaxar. Por isso, procure manter seus cômodos arrumados.

+ VEJA AINDA: Escritor e místico indiano explica qual a importância de sempre manter as roupas dobradas e guardadas

  • COZINHE MAIS: Cozinhar é sempre uma boa saída. Talvez o processo dê trabalho, mas lembre-se que se você está disposto a cozinhar, não tenha pressa! Faça tudo com calma, abra um vinho e ponha uma playlist bacana. Isso criará uma aproximação entre você e sua cozinha.
  • SEJA CRIATIVO: Assuma o seu espaço. Pense que seus cômodos, ou pelo menos seu quarto, têm que ter a sua cara. Pesquise sobre decoração, exponha seus livros, organize suas fotos em um painel, faça colagens, pinte seus móveis. São inúmeras as possibilidades!

Último acesso: 29 Sep 2020 - 23:32:22 (1043087).