Publicidade

Filhote de onça símbolo do fogo do Pantanal deverá ser solto na natureza

Por enquanto, o filhote de onça morará com a mãe em um espaço que simula mata; a ideia é ele se adaptar para ser solto na natureza

Filhote de onça símbolo do fogo do Pantanal será solto na natureza
Filhote de onça símbolo do fogo do Pantanal será solto na natureza

Em 2020, durante as queimadas no Pantanal, uma cena triste viralizou: a onça-pintada Amanaci se tornou um dos maiores símbolos da luta e do drama sofridos pelos animais em meio ao fogo. Teve queimaduras de terceiro grau, quase foi sacrificada e as patas feridas e enfaixadas não deixaram ela viver livremente no Pantanal de novo.

Publicidade

Mas, com a ajuda de profissionais, ela se recuperou e deu à luz a um filhote, em março desse ano. Quase dois meses após o nascimento de Apoena, ele e a mãe serão transferidos para uma área de 800 metros quadrados, onde ele vai começar a aprender a pescar, escalar e nadar. Atualmente, eles moram no Instituto Nex, em Corumbá de Goiás.

Filhote de onça símbolo do fogo do Pantanal será solto na natureza

Para o portal de notícias G1, Daniela Gianni, coordenadora de de projetos do Nex, disse que a ideia é eles ficarem 2 anos nessa mata para assim, Apoena ser liberada na natureza: “Aqui ele vai aprender a pescar, a escalar, a se esconder. […] O melhor que a gente pode fazer por eles é proporcionar liberdade. […] A gente tem que permitir que esse animal possa ser livre e siga o caminho dele”.

+++ Onça pintada que quase morreu em queimadas no Pantanal dá à luz a filhote

+++ Brigadeiro de maracujá para adoçar a vida – com um toque azedinho!

Publicidade

Os profissionais explicaram que câmeras vão monitorar mãe e filho durante esses dois anos e vão observar a evolução de Apoena. O objetivo é deixar ele viver livre, do jeito que uma onça precisa viver.