Impressionante! Zoológico da Sibéria celebra o nascimento de 16 filhotes de felino raro, conhecido como gato-de-pallas

O Instituto é responsável por cuidar da preservação de felinos há mais de 20 anos

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 27 julho, 2020

O Instituto é responsável por cuidar da preservação de felinos há mais de 20 anos
Zoológico da Sibéria celebra o nascimento de 16 filhotes de felino raro, conhecido como gato-de-pallas - Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk

O Parque Zoológico de Novosibirsk, localizado na região da Sibéria, na Rússia, anunciou recentemente em suas redes sociais o nascimento de, pelo menos, 16 filhotes de um felino raro conhecido como gato-de-pallas, ou manul.

Originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central, o gato-de-pallas é uma das espécies ameaçadas de extinção e que contam com seu nome incluído no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia. De acordo com informações da Sociedade Geográfica Russa, no início dos anos 2000, o país possuía apenas entre 3 mil e 3,6 mil felinos da espécie.

Alguns dos motivos que fizeram com que o gato-de-pallas praticamente desaparecesse foram a vulnerável à caça furtiva, uma vez que congela instantaneamente diante da ameaça, em vez de fugir do perigo, além dos frequentes atropelamentos por veículos, e envenenamento (consumo de roedores contaminados com produtos químicos).

“No Zoológico de Novosibirsk, três gatos-de-pallas deram à luz. Agora, temos um total de 16 filhotes: uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito”, anunciou a assessoria do Zoológico de Novosibirsk. Vale lembrar que a instituição russa participa ativamente de 32 programas diferentes de criação em cativeiro para espécies ameaçadas de extinção. Em mais de 20 anos, trouxeram ao mundo 64 gatos-de-pallas, enviados para outros parques ao redor do mundo.

Confira imagem dos filhotes:

Zoológico da Sibéria celebra o nascimento de 16 filhotes de felino raro, conhecido como gato-de-pallas
Foto: Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk

Último acesso: 27 Sep 2020 - 20:07:51 (1043145).