Publicidade

OMS anuncia que jovens saudáveis serão vacinados em 2022 e lista grupo que receberá primeiro

Cientista-chefe da OMS anunciou quem deve receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

Cientista da OMS anunciou quem deve receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 – Pexels

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou em uma sessão de perguntas e respostas realizada nesta quarta-feira, 14, que grande parte da papulação mundial receberá a vacina contra a Covid-19 apenas em 2022. 

Publicidade

A cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, emitiu um recado durante o evento e disse que não há capacidade para vacinação de toda a população de forma imediata. Por isso, grupos prioritários receberão primeiro a imunidade contra o novo coronavírus. 

+ VEJA TAMBÉM: Johnson & Johnson pausa testes de vacina da Covid-19 após paciente apresentar ‘doença inexplicada’

Assim como já é feito com outras vacinas, a ideia é que profissionais da saúde, idosos e pessoas do grupo de risco recebam as primeiras doses da vacina depois de aprovada. Estima-se que 20% da população mundial faça parte deste grupo. 

Jovens saudáveis, que não apresentam nenhum tipo de doença crônica, serão vacinados posteriormente devido a quantidade limitada de vacinas que estarão prontas em 2021. Segundo a cientista não há como ter 7 bilhões de vacinas ainda no ano que vem. 

Publicidade

“Para uma pessoa comum, jovem e saudável, talvez será preciso esperar até 2022 para ter a vacina”, disse Soumya. 

Embora a notícia não seja muito animadora para os mais jovens, Soumya disse que após a vacinação do grupo prioritário, espera-se que a taxa de transmissão e mortalidade caia drasticamente mesmo entre aqueles que ainda não estiverem vacinados. 

Publicidade