OMS nomeia nova variante do coronavírus de Ômicron e a classifica como 'preocupante'

A Ômicron segue o protocolo de nomenclatura e se une as demais cepas, no caso, Alfa, Beta, Gama e Delta

Bons Fluidos Publicado sexta 26 novembro, 2021

A Ômicron segue o protocolo de nomenclatura e se une as demais cepas, no caso, Alfa, Beta, Gama e Delta
OMS nomeia nova variante do coronavírus de Ômicron e a classifica como 'preocupante' - Freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou nesta sexta-feira, 26, a cepa recém-identificada do coronavírus na África do Sul. A variante recebeu o nome de Ômicron e foi classificada como 'preocupante' por especialistas.

O surgimento da cepa foi rapidamente notificado pelas autoridades sul-africanas a OMS. A Organização, por sua vez, vem cumprindo o papel de alertar o público mundial sobre a variante e solicitar que as populações continuem segundo as medidas de segurança, como uso de máscaras, por exemplo.

+++ Fundador da Anvisa, Gonzalo Vecina adverte: ''Nem pensar fazer réveillon ou Carnaval''

Vale lembrar que o Governo de São Paulo, liderado por João Doria (PSDB) liberou há pouco a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em locais abertos a partir 11 de dezembro. Provavelmente, com a nova variante, governos e cidades mundiais passem a rever seus planejamentos em relação à covid-19.

OMS se pronuncia sobre a variante Ômicron

No perfil oficial no Twitter da OMS, podemos ler: "O Grupo de Aconselhamento Técnico sobre a Evolução Viral do SARS-CoV-2 se reuniu hoje para revisar o que é sabido sobre a variante B.1.1.529. Eles informaram a OMS que ela deveria ser designada uma 'Variante de Preocupação'. A OMS o nomeou Ômicron, conforme os protocolos de nomenclatura".

+++ Cientistas criam chiclete que reduz chance de transmissão do coronavírus pela saliva

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, também se pronunciou na rede social: "A nova variante do vírus - Ômicron - tem um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. É por isso que precisamos acelerar nossos esforços para entregar equidade vacinal o mais rápido possível e proteger os mais vulneráveis ​​em todos os lugares".

A Ômicron se une as demais variantes, no caso, a Alfa, com origem no Reino Unido, a Beta, também na África do Sul, a brasileira Gama e a recente Delta, descoberta na Índia.

Último acesso: 23 Jan 2022 - 09:16:20 (1046174).