Publicidade

Reino Unido começará a testar semana de trabalho reduzida

No Reino Unido, medida visa testar 4 dias de trabalho na semana e perceber a mudança no comportamento dos trabalhadores

Reino Unido começa a testar semana de trabalho reduzida
Reino Unido começa a testar semana de trabalho reduzida – Foto de fauxels no Pexels

Será que dá certo? Sem cortar nenhum salário ou diminuir a renda, o Reino Unido, a partir de junho, vai testar a semana de trabalho reduzida — os trabalhadores vão ao serviço 4 dias e descansam 3. A medida visa aumentar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

Publicidade

Reino Unido começará a testar semana de trabalho reduzida

Testes semelhantes a este já foram feitos em países como Canadá, Espanha, Islândia e Estados Unidos. Austrália e Nova Zelândia também farão a partir de agosto. “Seria possível se dedicar ao voluntariado, aprender uma nova habilidade ou passar mais tempo com a família”, é o que explica Louis Bloomsfield, um trabalhador de uma cervejaria que vai participar dos testes. As informações são da AFP.

Esse projeto foi anunciado como a maior redução de jornada de trabalho do mundo. A expectativa desses testes é que 4 dias de trabalho consigam atrair novos funcionários e aumentar a produtividade no país. No Reino Unido, o desemprego está no nível mais baixo em quase 50 anos, com um número recorde de vagas: 1,3 milhão, acima do número de candidatos.

Porém, nem tudo é tão bonito quanto se pensa. É importante destacar que essa medida dará mais resultados no setor de serviços (devido ao PIB positivo nessa área). Especialistas explicam que varejo, alimentos e bebidas são mais complicados e requerem mais estudos. O maior desafio, segundo o economista Jonathan Boys, será como medir a produtividade, especialmente em uma economia onde muito trabalho é qualitativo, ao contrário de uma fábrica.

Publicidade