Publicidade
Você sabia? Estudo indica que cachorros também entram em luto – Foto de Nancy Guth no Pexels

Os seres humanos sofrem um impacto muito grande quando perdem um ente querido… Mas, uma pesquisa realizada por uma equipe internacional de acadêmicos de veterinária e psicologia e publicada na revista Scientific Reports chegou à conclusão que o mesmo pode acontecer entre cachorros. 

Publicidade

Ainda que os estudiosos tenham deixado claro que os resultados não dão 100% de certeza que os sentimentos dos cães são considerados como um luto, o trabalho indica bem-estar negligenciado.

Estudo indica que cachorros também entram em luto

A pesquisa analisou as respostas de 426 pessoas que preencheram um “questionário de luto para cães” para investigar as situações. Todos os participantes experimentaram a perda de um de seus cachorros enquanto pelo menos um outro bichinho ainda estava vivo. O questionário analisou o comportamento e as emoções do dono e de seus cães sobreviventes. 86% dos donos disseram que seus cães sobreviventes apresentaram mudanças comportamentais após a morte do outro animal.

+++ Cuscuz de tapioca doce supermolhadinho e refrescante, ideal para os dias quentes

Dra. Federica Pirrone, uma das autoras do estudo, disse, ao jornal The Guardian: “Os cães são animais altamente emocionais que desenvolvem laços muito estreitos com os membros do grupo familiar. Isso significa que eles podem ficar muito angustiados se um deles morrer e esforços devem ser feitos para ajudá-los a lidar com essa angústia. No geral, os cães brincam e comem menos, dormem mais e procuram mais a atenção dos donos.”

Publicidade

+++ Fiocruz vê atual cenário da pandemia como promissor, mas alerta para cuidados