Publicidade
Anvisa aprova uso emergencial de medicamento contra a Covid-19 – Foto de Chokniti Khongchum no Pexels

Nessa última quinta-feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial e temporário de um remédio contra a Covid-19. Trata-se do medicamento Evusheld, produzido pela AstraZeneca. É o primeiro medicamento que possui indicação profilática autorizado no Brasil.

Publicidade

Anvisa aprova uso emergencial de medicamento contra a Covid-19

A Anvisa explicou que, para avaliação e processo de aprovação do remédio, foram analisadas as pessoas imunocomprometidos que são mais propensas a não terem tanta resposta imunológica à vacinação contra o vírus. Esses pacientes também são mais vulneráveis do que as outras pessoas e podem desenvolver a infecção de maneira grave. Esse medicamento é o 7º autorizado, no país, para tratamento contra essa doença.

+++ Você sabia? Estudo indica que cachorros também entram em luto

O remédio, chamado Evusheld, é uma combinação de 2 compostos: tixagevimabe e cilgavimabe. Esses compostos são derivados de células B doadas por pacientes já recuperados da Covid. Os anticorpos se ligam a locais diferentes na proteína Spike do SARS-CoV-2.

+++ Fiocruz vê atual cenário da pandemia como promissor, mas alerta para cuidados

Publicidade

Em relação ao modo de uso, o medicamento é indicado a pessoas com comprometimento imunológico moderado a grave ou para quem a imunização com qualquer vacina contra a Covid-19 disponível não seja recomendada. Ele é composto por 2 frascos e é aplicado de maneira intramuscular.