Xô, timidez! 5 hábitos que vão te ajudar a superar a timidez e te levar mais longe do que você imagina
Com o tempo, a timidez pode ser superada se você tiver desejo de mudar

Com o tempo, a timidez pode ser superada se você tiver desejo de mudar
Quem nunca sofreu com a timidez não tem ideia de como ela pode ser debilitante, principalmente para quem está em uma situação profissional ou enfrentando dificuldades para construir conexões mais profundas de amizade ou relacionamentos amorosos.
Em alguns casos mais severos, algumas pessoas tímidas evitam frequentar lugares muito sociais, perdem oportunidades de trabalho e não conseguem conhecer pessoas novas porque se sentem envergonhadas demais de falar em público ou iniciar uma conversa com alguém.
A timidez pode ter relação com o sentimento de baixa autoestima, síndrome do impostor e vergonha exacerbada de tomar iniciativas. No entanto, se você pensa estar sozinho neste barco, saiba que uma a cada quatro pessoas se consideram tímidas.
Mas a boa notícia é que a timidez pode ser superada! Com tempo, esforço e desejo de mudar, é possível romper com a vergonha e o medo de mostrar quem você realmente é. Listamos 5 hábitos que podem te ajudar a se livrar da timidez:
Leia livros que ajudam a desenvolver as habilidades de comunicação
Alguns livros de autoajuda podem ser muito úteis e ensinar técnicas de comunicação que podem ajudar especialmente quando precisar falar em público ou pedir oportunidades de trabalho.
Pare de evitar situações sociais ou encontros
Depois que a pandemia passar, quando for convidado para uma social — um restaurante, um bar ou uma balada com amigos — vá mesmo que não esteja se sentindo confortável para ir. Ficar isolado em casa não irá ajuda-lo a perder a timidez.
Fale consigo no espelho
Pode parecer estranho, mas falar consigo mesmo e se reconhecer no espelho pode ser uma prática edificante para perder a vergonha de si mesmo. Isso vai te ajudar a criar uma melhor desenvoltura ao falar.
Não se compare com outras pessoas
Pessoas tímidas tem o hábito tóxico de se comparar com outras pessoas, especialmente com as mais extrovertidas, e terminam frustrados porque sentem que nunca serão como elas. Seja você mesmo e mostre para o mundo isso.
Identifique seus pontos fortes
A timidez pode estar associada a baixa autoestima, por isso, saber reconhecer seus pontos fortes e admirar a si mesmo é importante para contruir mais confiança e romper com a timidez.