Xô, timidez! 5 hábitos que vão te ajudar a superar a timidez e te levar mais longe do que você imagina

Com o tempo, a timidez pode ser superada se você tiver desejo de mudar

Bons Fluidos Publicado quinta 31 dezembro, 2020

Com o tempo, a timidez pode ser superada se você tiver desejo de mudar
Aprenda a superara a timidez com estes 5 hábitos transformadores - Pexels

Quem nunca sofreu com a timidez não tem ideia de como ela pode ser debilitante, principalmente para quem está em uma situação profissional ou enfrentando dificuldades para construir conexões mais profundas de amizade ou relacionamentos amorosos. 

Em alguns casos mais severos, algumas pessoas tímidas evitam frequentar lugares muito sociais, perdem oportunidades de trabalho e não conseguem conhecer pessoas novas porque se sentem envergonhadas demais de falar em público ou iniciar uma conversa com alguém.

+ VEJA TAMBÉM: Indivíduos que dormem tarde recebem mais impulsos para beber e fumar, apontam cientistas

A timidez pode ter relação com o sentimento de baixa autoestima, síndrome do impostor e vergonha exacerbada de tomar iniciativas. No entanto, se você pensa estar sozinho neste barco, saiba que uma a cada quatro pessoas se consideram tímidas. 

Mas a boa notícia é que a timidez pode ser superada! Com tempo, esforço e desejo de mudar, é possível romper com a vergonha e o medo de mostrar quem você realmente é. Listamos 5 hábitos que podem te ajudar a se livrar da timidez:

Leia livros que ajudam a desenvolver as habilidades de comunicação 

Alguns livros de autoajuda podem ser muito úteis e ensinar técnicas de comunicação que podem ajudar especialmente quando precisar falar em público ou pedir oportunidades de trabalho. 

Pare de evitar situações sociais ou encontros

Depois que a pandemia passar, quando for convidado para uma social -- um restaurante, um bar ou uma balada com amigos -- vá mesmo que não esteja se sentindo confortável para ir. Ficar isolado em casa não irá ajuda-lo a perder a timidez. 

+ VEJA TAMBÉM: Por que é importante criar metas para o ano seguinte? Psicóloga explica e mostra a melhor forma de desenvolvê-las

Fale consigo no espelho

Pode parecer estranho, mas falar consigo mesmo e se reconhecer no espelho pode ser uma prática edificante para perder a vergonha de si mesmo. Isso vai te ajudar a criar uma melhor desenvoltura ao falar. 

Não se compare com outras pessoas

Pessoas tímidas tem o hábito tóxico de se comparar com outras pessoas, especialmente com as mais extrovertidas, e terminam frustrados porque sentem que nunca serão como elas. Seja você mesmo e mostre para o mundo isso. 

Identifique seus pontos fortes 

A timidez pode estar associada a baixa autoestima, por isso, saber reconhecer seus pontos fortes e admirar a si mesmo é importante para contruir mais confiança e romper com a timidez. 
 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 11:24:27 (1044089).