Publicidade

15 de agosto: dia da Assunção de Nossa Senhora

No dia 15 de agosto é comemorado o dia da Assunção de Nossa Senhora; com exemplo de fé e esperança, conheça a história da santa

15 de agosto: dia da Assunção de Nossa Senhora
15 de agosto: dia da Assunção de Nossa Senhora – Reprodução/Canção Nova

Hoje, 15 de agosto, é celebrada a Assunção de Nossa Senhora. No catolicismo, Nossa Senhora da Assunção representa a celebração da Dormição de Maria, mãe de Jesus. Segundo a crença, a progenitora de Cristo teve seu corpo e alma levados ao céu para a glória celeste, logo após sua morte. No Brasil, a santa é padroeira de algumas cidades e, em muitos lugares, é feriado.

Publicidade

Dia da Assunção de Nossa Senhora

No ano de 1950, o Papa Pio XII, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, disse: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. O nome com assunção significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe de Jesus, principalmente alcançados em meio às aceitações das dificuldades e oferecimentos das dores.

Segundo o catolicismo, Maria tinha 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito desde então. Não subiu ao Céu, como Jesus, com a sua própria virtude e poder. Porém, a santa foi erguida por graça e privilégio ao ser concedida, por Deus, como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto.

Oração a Nossa Senhora da Assunção

“Virgem Maria, mãe do Senhor, escolhida do Pai, que aceitaste livremente transformar o mundo com o seu sim. Sei da tua grandeza diante de Deus e sei também o quanto é poderosa a tua intercessão. Eu te saúdo, Maria! Eu te exalto porque, como escolhida, não deixaste de ser Maria. Dá-me tua humildade. Mãe da paz, enche o meu coração com a tua paz, com o teu amor. Amor de mãe, mais ainda, amor da Mãe de Deus, que nos ama, nos protege e nos ampara sempre. Tão fiel, tão amiga, Mãe, nossa Mãe! Senhora do amor, Mãe dos mil nomes, eu sou teu filho e contigo desejo trilhar o caminho de Jesus. Abençoa-nos, ó Mãe. Amém.”

Reze em momentos difíceis:

“Senhora, vós conheceis como o nosso coração é assaltado por tantas dificuldades. Temos de lutar para conservar intacta a nossa fé, nesta hora em que são tantos os que não acreditam. Temos de lutar para conservar intacta a nossa pureza, nesta hora em que o mundo é uma gigantesca organização do mal. Temos de lutar para conservar vibrante o nosso entusiasmo, nesta hora em que os homens apenas se preocupam com os bens materiais. Para que a nossa fé se mantenha inquebrantável, sede vós a nossa defensora, ó Virgem Maria! Para que o mal não nos domine e para que não semeie ruínas incertezas em nossas almas, sede vós a nossa defesa, ó Virgem Maria! Para que os maus afetos não enfraqueçam as nossas forças e não destruam o nosso coração, sede nossa defesa, ó Virgem Maria! Para que conservemos intactos os nossos entusiasmos, Virgem Maria, sede vós o nosso alento. Amém.”

Publicidade

Consagração a Nossa Senhora

“Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém.”