Publicidade
2 de fevereiro – Dia de Iemanjá; conheça as principais características da Rainha do Mar – Reprodução / Templo Espiritual Maria Santíssima

É em 2 de fevereiro que celebramos o dia da Rainha do Mar, o Orixá conhecido como Iemanjá.

Publicidade

Seu nome, que deriva de Yeye oman ejá, significa “Mãe cujos filhos são peixes”. Ou seja, sua imagem está ligada à energia materna, ao cuidado com os filhos, à água salgada, ao movimento das ondas, ao poder feminino, à beleza em si. Como podemos ver comumente nas pinturas de Iemanjá, a Mãe, que por vezes é representada com a pele negra ou branca, surge usando um vestido longo azul, fluido, cabelos escuros e uma coroa.

+ VEJA: ‘Okê Arô’; Orixá das matas, peça proteção e prosperidade para guardião Oxóssi através desta oração

+ VEJA: Aprenda o mantra para pedir que Ganesha abra os caminhos da prosperidade em Fevereiro

Características principais de Iemanjá:

Publicidade

Dia da semana: Sábado
Cores: Azul e branco
Elemento: Água
Animais: Peixes
Metal: Prata
Comidas: Peixe, camarão, canjica, arroz, manjar, mamão
Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Navegantes
Local de oferenda: Praias
Saudação: Odoya

Oração

“Vós que governais as águas do mar, derramai por sobre a humanidade a vossa proteção, fazendo assim Divina Mãe, uma descarga em seus corpos materiais, limpando suas almas e coloque em seus corações o respeito e a veneração devida a essa força da natureza que simbolizais. Fluidificai nossos espíritos e despertai nossa matéria de todas as impurezas que hajam adquirido. Permiti que vossas falanges nos protejam e amparem, assim o fazendo com toda a humanidade. Salve Iemanjá, Rainha dos Mares.”

Publicidade