Publicidade

São Januário: sangue de santo guardado há 1700 anos passa milagrosamente por liquefação

Em 19 de setembro celebramos o dia de São Januário; conheça o milagre da liquefação de seu sangue, que ocorre 1770 anos após sua morte

São Januário: sangue de santo guardado há 1700 anos passa milagrosamente por liquefação
São Januário: sangue de santo guardado há 1700 anos passa milagrosamente por liquefação – Reprodução/Canção Nova

Em 19 de setembro celebramos o dia de São Januário, também conhecido como Gennaro, em italiano, considerado santo e mártir pela Igreja Católica Romana e Igrejas Católicas Ortodoxas. A título de curiosidade, São Januário é o grande padroeiro do Vasco da Gama, time de futebol carioca, e que dá nome ao estádio do time.

Publicidade

Nascido na cidade de Nápoles, na segunda metade do século III, Januário, na verdade, se chamava Prócolo. Dedicando sua vida à fé em Cristo, foi nomeado Bispo da cidade de Benevento, próxima a seu município natal. Em seu cargo, além de espalhar a palavra divina, ainda praticava atos de caridade.

No ano de 304, por ordem do imperador romano Diocleciano, os principais líderes da igreja católica seriam capturados e jogados em uma arena com leões famintos. Assim foi feito. O que o imperador não esperava era que os felinos, ao invés de atacá-los, se tornariam dóceis e lambariam os pés do santo.

No ano seguinte, em 305, São Januário não conseguiu vencer a fúria do imperador romano que, mais uma vez, ordenou que lhe matassem. O santo falecera em 19 de setembro de 305, aos 33 anos, decapitado.

Milagre de São Januário

Para além do feito com os leões famintos, o grande milagre de São Januário ocorreu, na verdade, após sua morte. Quando Gennaro faleceu, algumas gotas de seu sangue foram armazenadas em uma cápsula, hoje localizada na Capela do Tesouro, na Catedral de Nápoles, Itália, que dura até agora.

Publicidade

Por alguma razão – divida ou científica, apesar de ainda não ter sido desvendada – presenciamos três vezes ao ano o que conhecemos como liquefação do sangue de São Januário, ou seja, que passa do estado sólido para o líquido. Quando a cápsula está exposta aos fiéis, o sangue do santo também apresenta alteração de cor e ganho de volume.

O fenômeno em questão ocorre nas seguintes datas: 19 de setembro, no próprio Dia de São Januário, além de 16 de dezembro, data marcada por uma procissão com as relíquias de São Januário que impediu, em 1631, a iminente erupção do vulcão Vesúvio, e no primeiro sábado que precede o primeiro domingo de maio, dia da primeira translação do corpo do santo.

Oração para São Januário

“Querido bispo, levai o teu povo ao mais profundo mistério dos milagres. Curai os doentes e socorrei os necessitados, assim como Cristo deseja realizar em nós. Que através das tuas relíquias aconteçam grandes conversões. Amém!”. São Januário, rogai por nós.

Publicidade