Publicidade

Dia Mundial da Amamentação: a importância da alimentação balanceada para lactantes

Neste Agosto Dourado, nutricionista, e gestante, fala sobre a importância de uma dieta específica para garantir uma amamentação saudável

Dia Mundial da Amamentação: a importância da alimentação balanceada para lactantes
Dia Mundial da Amamentação: a importância da alimentação balanceada para lactantes – Freepik

Nesta última segunda-feira, 1 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, que visa o incentivo ao aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo.

Publicidade

Amamentação saudável: alimentação balanceada para lactantes

A nutricionista Dani Borges, que está grávida de seu primeiro filho, falou sobre a importância de uma dieta específica para as mulheres lactantes.

“Nesse período de amamentação, é extremamente importante que a mãe tome mais cuidado com a alimentação dela, já que ela não só vai estar nutrindo o seu corpo, mas também vai estar nutrindo o bebê e preparando todo o sistema imunológico dele nesse período”, explicou.

Segundo a profissional de saúde, o leite materno melhora o sistema imunológico do bebê. “Diante disso, precisamos ter um cuidado maior. O que eu recomendo antes de falar da alimentação é principalmente o uso de probióticos”, diz.

“O probiótico vai melhorar o funcionamento da microbiota intestinal da mãe e com isso ela vai absorver melhor os nutrientes, vitaminas, minerais e passar isso pro bebê de maneira melhor. A criança também vai conseguir ser mais nutrida por conta disso também”, afirmou.

Publicidade

Segundo Dani, a amamentação é a melhor forma de alimentar o bebê e de nutri-lo. “É importante optar sempre por uma alimentação de verdade. Um prato de feijão com arroz com a proteína magra, por exemplo. Além disso, evitar alimentos processados, alimentos com muito açúcar, alimentos com muita gordura”, disse.

Por fim, a profissional de saúde pontuou ser extremamente importante o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais que a gente encontra mais nos alimentos in natura. “Um ótimo exemplo é comer fruta. Interessante, inclusive, comer as frutas que tenham muito antioxidante”, finalizou. São alguns exemplos o morango, a ameixa, a uva, a laranja, a cereja e a manga.


Sobre Dani Borges

Publicidade

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos. Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.