Qual é a idade ideal para realizar o congelamento de óvulos? Entenda o procedimento

Veja detalhes sobre o procedimento de congelamento de óvulos e em quais casos ele é recomendado

congelamento-de-ovulos
Congelamento de óvulos é um procedimento adotado por diversas mulheres atualmente; entenda como e quando realizá-lo – Reprodução: Pexels/SHVETS

O congelamento de óvulos é uma técnica de reprodução assistida, que tem como objetivo preservar a fertilidade feminina. Atualmente, muitas mulheres têm optado pelo procedimento, uma vez que ele facilita a gestação tardia. Assim, elas ganham mais tempo para decidir se desejam ou não se tornarem mães.

Publicidade

Como funciona o congelamento de óvulos?

Assim que a mulher decide congelar seus óvulos, se inicia um processo hormonal que estimula os ovários. Após alguns dias, é realizada a coleta de óvulos de qualidades, que são congelados em nitrogênio líquido a -196ºC.

Os óvulos podem se manter congelados por cerca de 15 anos, até que a mulher decida se deseja ou não utilizá-los. Caso a resposta for positiva, eles serão fertilizados e fecundados em laboratório. Em seguida, especialistas os transferem para o útero, com alta taxa de sobrevivência – em torno de 85 a 95%.

Quando o congelamento é indicado?

Em entrevista à CNN Brasil Business, os ginecologistas Cláudia Gomes Padilla e Fernando Prado esclareceram os casos em que o procedimento é indicado: quando as mulheres não podem ou não querem engravidar em um futuro próximo, mas não descartam a possibilidade. Além disso, pacientes em tratamento contra o câncer ou com doenças benignas que afetam os ovários, também podem optar pelo congelamento.

Vale ressaltar que o processo não é uma garantia de gravidez. Apesar da alta taxa de concepção, existe a possibilidade da fecundação não ir para a frente, e é importante que a mulher leve este fator em conta.

O que motiva o congelamento?

Atualmente, diversos motivos podem pesar na decisão de se tornar mãe. À Contigo!, a Dra. Tayane Maruca Magalhães, especialista em reprodução assistida, comentou o motivo de as mulheres buscarem o procedimento. “Com as mudanças sociais e no mercado de trabalho, elas têm postergado cada vez mais a gestação. Às vezes, por estarem focadas na carreira, por não terem encontrado um parceiro (a) ou, simplesmente, por não sentirem que o momento certo chegou”, disse ela.

“A fertilidade feminina tem um prazo, pois a mulher já nasce com todos os óvulos que irá produzir ao longo da vida. Com o passar do tempo, além da quantidade, a qualidade [dos óvulos] também diminui, reduzindo progressivamente as chances de gravidez. Por esse motivo, a procura por preservar a fertilidade tem crescido tanto nos últimos anos”, esclareceu.

Qual é a idade certa para congelar os óvulos?

De acordo com os especialistas, o congelamento é possível em qualquer idade, desde que exista uma boa quantidade e qualidade de óvulos disponíveis. No entanto, é certo que, quanto mais jovem for a mulher – antes dos 35 anos -, maiores são as chances de um procedimento de sucesso. Isso porque, conforme os anos, os óvulos costumam envelhecer naturalmente.

Publicidade

Famosas que já congelaram os óvulos

No Brasil, já nos deparamos com casos de diversas famosas que optaram pelo procedimento nos últimos anos, como Paolla Oliveira, Carla Diaz, Nicole Bahls, Nanda Costa, Juliette, Monique Alfradique e Paula Fernandes.

Em entrevista ao Gshow, Carla Diaz, de 34 anos, falou sobre a decisão: “Esse é um assunto necessário, as mulheres deveriam congelar. Não penso nesse momento [em ser mãe], mas estou na faixa etária mais recomendada. Meu sonho é ser mãe”, declarou.

Publicidade