Número de grávidas após os 40 anos cresce no Brasil; entenda os riscos e recomendações

Confira famosas que engravidaram após os 40 anos; gestação tardia apresenta riscos à mãe e ao bebê

gestacao-depois-dos-40
No Brasil, diversas famosas brasileiras já engravidaram após os 40 anos; entenda o que causa o aumento da gestação tardia e os riscos – Reprodução: Canva/Anna Subbotina

A gravidez depois dos 40 anos é, muitas vezes, considerada de alto risco. Isso porque, nesta faixa etária, a probabilidade de ocorrerem abortos espontâneos se torna maior, assim como a predisposição a doenças gestacionais – como pressão alta e diabetes. 

Publicidade

As chances de uma mulher engravidar neste período diminuem devido à menor reserva ovariana e a queda na qualidade dos óvulos. Apesar disso, com os avanços da medicina, se observa um aumento na taxa de mulheres interessadas em engravidar após os 40.

Quais são os riscos da gravidez tardia?

A gravidez é considerada tardia após os 35 anos, segundo a Dra. Fabia Vilarino, em entrevista à CNN. Além do envelhecimento natural dos óvulos, a mulher também pode desenvolver complicações como a pré-eclâmpsia, que geram trabalho de parto prematuro ou, até mesmo, a morte fetal. Ademais, para o bebê, os riscos de desenvolvimento de doenças genéticas também se tornam maiores.

“Por esses motivos, mulheres que engravidam tardiamente devem ser acompanhadas em um pré-natal especializado em alto risco, com consultas mais frequentes, exames específicos e, muitas vezes, com o uso de medicamentos indicados para reduzir os riscos e as complicações”, explicou.

Por que mais mulheres desejam engravidar após os 40?

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, de 2010 a 2022, o número de brasileiras que se tornaram mães após os 40 anos cresceu 60%. Em matéria realizada pelo Jornal Nacional, especialistas explicam que este fenômeno pode estar relacionado à mudança de foco na vida da mulher.

“Como ainda há a mulher como figura central cuidadora, ela acaba tendo que se dividir entre família e trabalho. Podendo postergar o casamento e a idade do primeiro filho, elas acabam investindo mais em educação. Hoje, em média, as mulheres têm mais anos de escolaridade no Brasil do que os homens”, declarou a pesquisadora Lorena Hakak.

Famosas que engravidaram após o 40

Atualmente, graças à mudança de hábitos e o estilo de vida mais saudável adotado pela maioria da população, a gravidez após os 40 tornou-se uma possibilidade. Na mídia, acompanhamos exemplos de celebridades que engravidaram nesta faixa etária, como:

Claudia Raia:

Primeiramente, temos a mãe de Enzo. Aos 27 anos, a atriz já tinha 40 quando engravidou de Sophia, sua segunda filha. Em 2023, aos 55 anos, Claudia Raia deu à luz Luca, seu terceiro filho e primeiro fruto do relacionamento com Jarbas Homem de Mello.

Publicidade

Luciana Gimenez: 

A apresentadora é mãe de dois: Lucas Jagger, de 25 anos, fruto do relacionamento com Mick Jagger; e Lorenzo, de 13 anos, de quem engravidou, inesperadamente, aos 40.

Gisele Bündchen: 

A supermodelo anunciou, aos 44 anos, sua terceira gravidez do pequeno River, fruto do relacionamento com Joaquim Valente. Ela já era mãe de Benjamin Rein e Vivian Lake, de seu casamento anterior com Tom Brady.

Dira Paes: 

A atriz teve seu segundo filho, Martim, aos 46 anos, após enfrentar complicações nas gestações anteriores. Martim é fruto do relacionamento com Pablo Baião, com quem também tem Inácio.

Publicidade

Karina Bacchi:

Aos 40 anos, a atriz engravidou de forma independente, por meio da fertilização in vitro. Karina deu à luz Enrico, que posteriormente, foi adotado pelo seu ex-marido, Amaury Nunes.

Ivete Sangalo: 

A cantora deu à luz gêmeas, Helena e Marina, em 2018, aos 45 anos, frutos do relacionamento com Daniel Cady. O casal já era pai de Marcelo, nascido em 2009. Para engravidar novamente, Ivete recorreu à fertilização in vitro.

Publicidade