Roupas de outono podem dar alergia; veja como evitar

De acordo com a especialista em higienização, Lígia Pereira, após um longo período guardadas, as vestimentas acumulam poeira, umidade e até mesmo ácaros

roupas
De acordo com a especialista em higienização, Lígia Pereira, após muito tempo guardadas, as roupas acumulam poeira, umidade e ácaros – Studio Mexico/Alejandro Palomera Landero

Durante o outono, época do ano em que as temperaturas começam a cair, crescem os casos de alergias, como a rinite, a sinusite ou as dermatites. Isso ocorre em decorrência da baixa umidade relativa do ar, além da maior permanência em locais fechados e do aumento de alérgenos no ambiente. Profissionais ainda alertam, no entanto, para as roupas que passamos a utilizar nesse período. Entenda:

Publicidade

Cuidados com as roupas de outono

Nos momentos de frio, muitas pessoas costumam recorrer às vestimentas que ficaram guardadas durante algumas estações. Entretanto, de acordo com a especialista em higienização, Lígia Pereira, o hábito pode representar um risco à saúde, já as roupas acumulam poeira, umidade e até mesmo ácaros. Esses agentes, por conseguinte, atacam o sistema imunológico, desencadeando sintomas como espirros, obstrução nasal, coceira e lesões na pele

Por este motivo, a profissional recomenda lavar as vestes adequadamente antes de usá-las, mesmo que aparentam estar limpas. Ela ressalta, contudo, que determinadas peças necessitam de processos diferentes. No caso dos tecidos sintéticos ou misturados, Pereira indica fazer a lavagem normal, mas consultando as instruções da etiqueta. Já para as roupas de lã, utilize sabão neutro e prefira pelos ciclos delicados.

Além disso, também é importante se atentar à secagem. Segundo a especialista, depois de higienizadas, as vestimentas devem ficar em um local ventilado. Ademais, focando naqueles que utilizam secadoras, ela orienta que as roupas não sejam guardadas imediatamente, pois é necessário deixá-las arejar, a fim de evitar a presença de alérgenos.

“A secagem inadequada pode gerar odor desagradável, bolor e até comprometer a durabilidade do tecido. Roupas que demoram a secar são mais propensas à proliferação de fungos, o que pode causar alergias respiratórias”, explica. 

Depois da limpeza correta, as suas vestes estarão apropriadas para te manter aquecido durante todo o Outono! No entanto, no caso daquelas que você costuma usar pouco, Pereira aponta para o tipo de armazenamento. De acordo com a profissional, tanto as roupas de uso eventual, como as mais delicadas, devem permanecer em sacos de tecido respirável. “Com esses cuidados simples é possível prolongar a durabilidade das peças e evitar alergias”, conclui.