Enxaqueca que não passa? Confira dicas naturais que vão ajudar no alívio da dor
Entenda o que é a cefaleia, que causa crises de dores de cabeça intensas; confira dicas naturais para alívio dos sintomas

Entenda o que é a cefaleia, que causa crises de dores de cabeça intensas; confira dicas naturais para alívio dos sintomas
Quem convive com enxaqueca sabe como é difícil lidar com as dores intensas, não é mesmo? Apesar de suas causas ainda não serem totalmente esclarecidas cientificamente, existem algumas opções naturais que auxiliam no controle das crises. Vale ressaltar que elas não substituem o tratamento médico, apenas contribuem para uma melhor qualidade de vida.
A enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça – também conhecida como cefaleia – que pode se manifestar de maneira ocasional ou recorrente. Devido à sua intensidade, é comum que venha acompanhada de outros sintomas, como náuseas, hipersensibilidade à luz, alterações visuais e irritabilidade.
Em entrevista à Claudia, a clínica geral Camila Lewin explicou como as enxaquecas se diferenciam de outras dores de cabeça: são dores intensas, que podem durar de 3 a 72 horas, em apenas um lado da cabeça, e acompanham de maior sensibilidade à luz, ruídos e cheiros.
Segundo Camila, existem algumas técnicas naturais que podem auxiliar no alívio das dores. Confira:
Primeiramente, as atividades físicas auxiliam na produção de endorfina e serotonina, hormônios que atuam na redução do estresse e garantem sensação de relaxamento e bem-estar.
A falta de hidratação é uma das principais causas de crises de enxaqueca. Por isso, hidratar-se regularmente é fundamental.
Uma boa noite de sono pode ser de 7 a 8 horas, dependendo de cada organismo. Um estudo realizado pelo Brigham and Women’s Hospital e pelo Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos, mostram que acordar muitas vezes à noite pode ocasionar episódios de enxaqueca.
Baixas temperaturas provocam a contração dos vasos sanguíneos que foram dilatados pela dor. Desta forma, os estímulos dolorosos diminuem.
A especialista cita dicas da medicina chinesa para alívio da dor. Primeiramente, pressione a região entre os olhos e acima do nariz com o dedo indicador, durante um minuto. Em seguida, pressione os dedos indicador e médio abaixo das sobrancelhas e ao lado do nariz. Por último, coloque as palmas da mão na nuca e pressione, com os dois polegares, o músculo do pescoço.
Uma dica é morder, com força, uma toalha durante 15 segundos. Desta forma, contraem-se os músculos do rosto, o que ajuda a região da dor.
Ademais, uma alimentação balanceada é fundamental para evitar crises de enxaqueca. Além disso, apostar em alimentos verdes, como o abacate, podem trazer resultados positivos, uma vez que a fruta possui diversas vitaminas. O chá de erva-cidreira também é apontado como benéfico para as dores, justamente pelas suas propriedades calmantes.