Sabrina Sato sofreu duas perdas gestacionais em 2024; entenda o que causa o aborto de repetição
Apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê duas vezes no último ano; saiba o que pode ter causado a situação

Apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê duas vezes no último ano; saiba o que pode ter causado a situação
Recentemente, a apresentadora Sabrina Sato compartilhou, em entrevista à revista Glamour, que enfrentou duas perdas gestacionais em 2024. Até então, ela havia comentado publicamente apenas sobre um aborto espontâneo, que sofreu em novembro, na 11ª semana de gestação.
“No ano passado, tive duas perdas gestacionais. Falo disso com mais naturalidade agora, mas foi extremamente doloroso. Todo mundo só ficou sabendo de uma, mas perdi duas vezes. Passei por dois processos de internação e duas curetagens. Vivi o luto trabalhando”, revelou.
O aborto é uma situação muito mais comum do que se imagina. Segundo o G1, por ano, mais de 44 mil mulheres no Brasil perdem seus bebês durante a gravidez. À CARAS Brasil, Dra. Ana Paula Mordragón ressalta que os fatores que causam a perda gestacional são diversos. “Mulheres com mais de 35 anos, idade materna avançada, podem estar relacionadas a maiores dificuldades para engravidar e manter uma gestação até o fim”, explica.
“Existem muitos fatores nos quais a idade influencia, mas os que devemos levar em conta são, principalmente: a diminuição na quantidade e qualidade dos óvulos, o que gera um risco maior de malformações e síndromes. Devemos também levar em conta que esta faixa etária tem maior chances de intercorrências durante a gestação, como hipertensão, diabetes, parto prematuro, entre outras”, pontua.
Em entrevista à Gazeta, o ginecologista Rodrigo Rosa destacou que o período de maior perda gestacional ocorre no primeiro trimestre, quando o bebê ainda está em formação. “É caracterizado como aborto a interrupção de uma gestação antes de o feto conseguir sobreviver fora da barriga da mãe. Isso quer dizer que essa interrupção deve se dar antes das 22 semanas, e o feto deve pesar menos de 500 gramas”, explica.
“Aborto de repetição é quando a mulher sofre três abortos seguidos. Nesses casos, o medo pode ser um companheiro nada agradável. A mulher engravida e fica apreensiva sem saber se conseguirá levar a gestação adiante”, citou.
O médico destaca que, antes de engravidar novamente, é fundamental entender o que pode ter causado as perdas gestacionais. “O primeiro ponto a ser considerado é procurar um especialista em reprodução humana. Este profissional será capaz de ajudar o casal a partir da identificação das causas. Descobrindo a causa, o tratamento pode ser iniciado e realizado de diversas formas, de acordo com a necessidade de cada paciente”, finaliza.